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Dissertação
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem...
Autor principal: | Pinho, Evellyze Martins Reinaldo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1993442590595753 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106 |
Resumo: |
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A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da
linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural),
da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no
desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação
estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma
creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender
a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da
linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em
que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações
participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos
diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche
no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização
do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que
permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às
crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios
dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e
fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos
a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância
de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil,
possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e
relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem
como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos
pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento
infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma
formação continuada em serviço. |