Relatório de Pesquisa

Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita?

A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de express...

ver descrição completa

Autor principal: Layla Cristina Marques dos Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4219
Resumo:
A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de expressão, inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar se a prática de contação de historias na educação infantil está contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita; identificar a visão dos professores em relação à prática de contação de histórias na educação infantil; e apontar as dificuldades enfrentadas pelos professores no desenvolvimento da prática de contação de histórias na educação infantil. O estudo será realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil CMEI da cidade de Manaus Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção fenomenológica, nos diversos autores que trabalham com o tema, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada.