/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita?
A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de express...
Autor principal: | Layla Cristina Marques dos Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4219 |
Resumo: |
---|
A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de expressão, inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar se a prática de contação de historias na educação infantil está contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita; identificar a visão dos professores em relação à prática de contação de histórias na educação infantil; e apontar as dificuldades enfrentadas pelos professores no desenvolvimento da prática de contação de histórias na educação infantil. O estudo será realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil CMEI da cidade de Manaus Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção fenomenológica, nos diversos autores que trabalham com o tema, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. |