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Dissertação
O PROEJA nos campi do IFAM da cidade de Manaus: um olhar sobre a trajetória da formação profissional.
Educação de Jovens e Adultos – EJA é constituída por uma enorme diversidade. Diante desse contexto peculiar e da implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA a partir de 2006, f...
Autor principal: | Silva, Sara Carneiro da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3030876708034812 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4107 |
Resumo: |
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Educação de Jovens e Adultos – EJA é constituída por uma enorme diversidade.
Diante desse contexto peculiar e da implantação e implementação do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA a partir de 2006, foi
despertado o interesse na realização desta pesquisa pretendendo verificar: Que
perspectivas e expectativas o PROEJA tem gerado aos discentes de seus cursos nos
campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM da
cidade de Manaus? Qual a visão dos docentes partícipes do PROEJA, bem como dos
gestores e coordenações afins dos campi de Manaus em relação a implementação do
programa? Quais contribuições geradas pelo PROEJA para elevação da escolaridade
com profissionalização ao público da EJA? Para o êxito da investigação, buscou-se
desenvolver uma pesquisa de campo qualitativa, que estivesse assentada num modelo
dialético de análise, incidindo, assim, na identificação das diversas nuances do objeto,
por meio de uma abordagem descritivo-exploratória, propiciando a observação, registro,
análise e correlação dos fatos ou fenômenos de forma dinâmica a fim de descobrir as
relações existentes entre seus elementos componentes. Foram utilizados para a coleta
de informações vários instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas,
observação participante e análise documental. Apesar de todas as intempéries comuns
ao público da EJA, o PROEJA tem gerado perspectivas a um reduzido número de
indivíduos que concluíram as etapas de formação. Quanto ao olhar docente e da gestão
sobre o programa, mesmo diante do compromisso extremado de alguns, prevalece a
visão deturpada e preconceituosa, resultante de uma concepção de ensino elitizado
comum às instituições de educação profissional. Em relação às contribuições geradas
pelo PROEJA para elevação da escolaridade com profissionalização de jovens e adultos,
percebeu-se que ocorre por caminhos tortuosos, não beneficiando diretamente, em sua
maioria, o público alvo proposto inicialmente pelo programa, mas atingindo
efetivamente o público da EJA, demonstrando que essa demanda continua driblando as
adversidades que lhe atinge, persistindo no resgate ao direito à educação, que lhe foi
sempre tão negado historicamente. Observou-se, ainda, que a implementação do
programa em questão, tem ocorrido em terreno extremamente contraditório, apontando
que esse tipo ação governamental tem como preocupação prioritária a melhoria das
estatísticas educacionais, buscando participar da hegemonia econômica mundial. Essa
postura apresenta-se claramente na crescente possibilidade de concretização do
PROEJA vir a ser implementado, a partir de 2013, pelo PRONATEC. Dessa maneira
pretendeu-se revelar a trajetória da formação profissional ofertada pelo PROEJA nos
campi do IFAM da cidade de Manaus. |