/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Redes e processos comunicacionais: arte na escola
O trabalho Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola apresenta a análise do percurso comunicacional dos professores na utilização do site e do material de apoio do Programa Arte na Escola. Para compreender o ecossistema comunicacional que se apresenta, evidenciaremos a relação, sob o prisma...
Autor principal: | Santos, Gernei Góes dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9623828506789506 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4114 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-41142016-05-04T12:28:35Z Redes e processos comunicacionais: arte na escola Santos, Gernei Góes dos Carvalho, Denize Piccolotto http://lattes.cnpq.br/9623828506789506 http://lattes.cnpq.br/8127068615637198 Carvalho, Denize Piccolotto Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira Silva, Jackson Colares da Ecossistemas comunicacionais Redes e Processos Comunicacionais Tecnologia da Informaçao e Comunicação Ecosistemas comunicacionales Redes y Procesos Comunicacionales Tecnologías de la Información y Comunicación CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO O trabalho Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola apresenta a análise do percurso comunicacional dos professores na utilização do site e do material de apoio do Programa Arte na Escola. Para compreender o ecossistema comunicacional que se apresenta, evidenciaremos a relação, sob o prisma da teoria de Marshall McLuhan – onde, o meio (site e material de apoio) se apresenta como mensagem, e os sujeitos envolvidos: emissor e receptor (instituto e professores) são o conteúdo desta investigação. A metodologia da pesquisa é constituída de um estudo de caso exploratório-descritivo, sendo, portanto, sua natureza qualitativa e quantitativa. O percurso metodológico traçado permitiu conhecer os caminhos que os sujeitos interagentes (professores) fazem ao utilizar essas Tecnologias da Informaçao e Comunicação. Os resultados encontrados confirmam que os professores reconhecem o site e o material do Programa como um potencial comunicacional e ecossistêmico para a construção de suas aulas de Arte. O estudo revela ainda a necessidade de mediação para uso desses instrumentos pelos professores interagentes do Polo. El estúdio: Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola presenta una análisis de la vía de comunicación de los docentes en el uso del material del sitio y apoyo Arte na Escola. Para entender el ecosistema de la comunicación que se presenta, evidenciaremos la relación desde la perspectiva de la teoría de Marshall McLuhan - en el que el medio (web y material de apoyo) se presenta como un mensaje, y los sujetos involucrados: el remitente y el receptor (el instituto y maestros) son el contenido de la presente investigación. La metodología de la investigación consiste en un estudio de caso descriptivo y exploratorio, presentando, por lo tanto, carácter cualitativo y cuantitativo. El enfoque metodológico ha permitido conocer las formas en que los sujetos interactuantes (profesores) hacen al usar esas Tecnologías de la Información y Comunicación. Los resultados confirmaron que los docentes reconocen el sitio y el material del Programa como un potencial ecosistémico y comunicativo para construir sus clases de arte. El estudio también pone de manifiesto la necesidad de la mediación para la utilizacion de estos instrumentos de parte de los maestros del Polo. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-06-17T15:31:32Z 2014-12-16 Dissertação SANTOS, Gernei Goés dos. Redes e processos comunicacionais: arte na escola. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ecossistemas comunicacionais Redes e Processos Comunicacionais Tecnologia da Informaçao e Comunicação Ecosistemas comunicacionales Redes y Procesos Comunicacionales Tecnologías de la Información y Comunicación CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
Ecossistemas comunicacionais Redes e Processos Comunicacionais Tecnologia da Informaçao e Comunicação Ecosistemas comunicacionales Redes y Procesos Comunicacionales Tecnologías de la Información y Comunicación CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO Santos, Gernei Góes dos Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
topic_facet |
Ecossistemas comunicacionais Redes e Processos Comunicacionais Tecnologia da Informaçao e Comunicação Ecosistemas comunicacionales Redes y Procesos Comunicacionales Tecnologías de la Información y Comunicación CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO |
description |
O trabalho Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola apresenta a análise do percurso comunicacional dos professores na utilização do site e do material de apoio do Programa Arte na Escola. Para compreender o ecossistema comunicacional que se apresenta, evidenciaremos a relação, sob o prisma da teoria de Marshall McLuhan – onde, o meio (site e material de apoio) se apresenta como mensagem, e os sujeitos envolvidos: emissor e receptor (instituto e professores) são o conteúdo desta investigação. A metodologia da pesquisa é constituída de um estudo de caso exploratório-descritivo, sendo, portanto, sua natureza qualitativa e quantitativa. O percurso metodológico traçado permitiu conhecer os caminhos que os sujeitos interagentes (professores) fazem ao utilizar essas Tecnologias da Informaçao e Comunicação. Os resultados encontrados confirmam que os professores reconhecem o site e o material do Programa como um potencial comunicacional e ecossistêmico para a construção de suas aulas de Arte. O estudo revela ainda a necessidade de mediação para uso desses instrumentos pelos professores interagentes do Polo. |
author_additional |
Carvalho, Denize Piccolotto |
author_additionalStr |
Carvalho, Denize Piccolotto |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Gernei Góes dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9623828506789506 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9623828506789506 |
title |
Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
title_short |
Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
title_full |
Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
title_fullStr |
Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
title_full_unstemmed |
Redes e processos comunicacionais: arte na escola |
title_sort |
redes e processos comunicacionais: arte na escola |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114 |
_version_ |
1831969235453083648 |
score |
11.753735 |