/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços ex...
Autor principal: | Gomes, Marlene |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4466870866817018 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas
regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de
sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como
identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços expressivos da cultura
amazônica assimilados da tradição oral. A pesquisa percorreu uma análise
comparativa das produções escritas, em número de três, verificando a progressiva
desenvoltura dos aprendentes quanto à narrativa escrita da Lenda da Mandioca, a
partir de versões colhidas da oralidade e relatadas à turma pelos próprios
aprendentes, e da versão de José Coutinho de Oliveira, apresentada como possível
modelo. A análise das seqüências encontradas nos textos revelou a eficácia das
narrativas míticas, enquanto recurso metodológico, para a orientação de produção
de textos escritos no contexto escolar. Isso foi percebido por meio da criatividade
com que os aprendentes se expressam, acrescentando elementos novos às
seqüências narrativas da lenda, dos recursos utilizados na caracterização das
personagens, e, do emprego de uma linguagem na qual se pode verificar a projeção
da sua realidade sociocultural. |