Dissertação

As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços ex...

ver descrição completa

Autor principal: Gomes, Marlene
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4466870866817018
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4128
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-41282016-07-06T18:53:05Z As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. Gomes, Marlene Lima, Antonia Silva de http://lattes.cnpq.br/4466870866817018 http://lattes.cnpq.br/3164832298815671 Chagas, Lilane Maria de Moura Albuquerque, Gabriel Arcanjo Educação Tradição Oral Narrativa Mítica Produção Textual Escrita Education Oral Tradition Mythic Narrative Written Textual Production CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços expressivos da cultura amazônica assimilados da tradição oral. A pesquisa percorreu uma análise comparativa das produções escritas, em número de três, verificando a progressiva desenvoltura dos aprendentes quanto à narrativa escrita da Lenda da Mandioca, a partir de versões colhidas da oralidade e relatadas à turma pelos próprios aprendentes, e da versão de José Coutinho de Oliveira, apresentada como possível modelo. A análise das seqüências encontradas nos textos revelou a eficácia das narrativas míticas, enquanto recurso metodológico, para a orientação de produção de textos escritos no contexto escolar. Isso foi percebido por meio da criatividade com que os aprendentes se expressam, acrescentando elementos novos às seqüências narrativas da lenda, dos recursos utilizados na caracterização das personagens, e, do emprego de uma linguagem na qual se pode verificar a projeção da sua realidade sociocultural. This research has as its objective to analyze the contribution of regional mythic in the process of written textual production, from a group of seven grade learners of a public school in Manaus. Its other intention is to identify in the produced texts in this process expressive traces of Amazonian culture assimilated by oral tradition. The research ran three comparative analyses of written productions verifying the progressive evolvement as to the written narrative of The Manioc Legend; of versions collected from oral counts and told to the group by the learners themselves up to the one by Jose Coutinho Oliveira, presented as a possible model. The analyses of sequences found in the texts revealed the efficacy of mythic narratives as a method resource to orient the production of written texts in school setting. This was firstly noticed through creativity expression presented by the learners by adding new elements to the narrative sequences of the legend, as well as, the utilized resources in characterizing the layers; as a last element, it was the use of a language of which one could verify the projection of its socio-cultural reality. Não Informada 2015-06-18T17:56:27Z 2008-11-26 Dissertação GOMES, Marlene. As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. 2008, 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação
Tradição Oral
Narrativa Mítica
Produção Textual Escrita
Education
Oral Tradition
Mythic Narrative
Written Textual Production
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação
Tradição Oral
Narrativa Mítica
Produção Textual Escrita
Education
Oral Tradition
Mythic Narrative
Written Textual Production
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Gomes, Marlene
As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
topic_facet Educação
Tradição Oral
Narrativa Mítica
Produção Textual Escrita
Education
Oral Tradition
Mythic Narrative
Written Textual Production
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das narrativas míticas regionais no processo de produção textual escrita, de uma turma de aprendentes de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, bem como identificar, nos textos produzidos nesse processo, traços expressivos da cultura amazônica assimilados da tradição oral. A pesquisa percorreu uma análise comparativa das produções escritas, em número de três, verificando a progressiva desenvoltura dos aprendentes quanto à narrativa escrita da Lenda da Mandioca, a partir de versões colhidas da oralidade e relatadas à turma pelos próprios aprendentes, e da versão de José Coutinho de Oliveira, apresentada como possível modelo. A análise das seqüências encontradas nos textos revelou a eficácia das narrativas míticas, enquanto recurso metodológico, para a orientação de produção de textos escritos no contexto escolar. Isso foi percebido por meio da criatividade com que os aprendentes se expressam, acrescentando elementos novos às seqüências narrativas da lenda, dos recursos utilizados na caracterização das personagens, e, do emprego de uma linguagem na qual se pode verificar a projeção da sua realidade sociocultural.
author_additional Lima, Antonia Silva de
author_additionalStr Lima, Antonia Silva de
format Dissertação
author Gomes, Marlene
author2 http://lattes.cnpq.br/4466870866817018
author2Str http://lattes.cnpq.br/4466870866817018
title As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
title_short As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
title_full As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
title_fullStr As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
title_full_unstemmed As narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus.
title_sort as narrativas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de uma turma de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de manaus.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4128
_version_ 1781301967961718784
score 11.653393