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Tese
Facilitando a aprendizagem organizacional em melhoria de processo de software
Realizar melhorias nos processos de software é uma atividade constante em organizações de software para aumentar a qualidade dos seus produtos. Essas organizações partem da premissa que a qualidade do software pode ser elevada devido ao aumento da qualidade do processo de desenvolvimento. Contudo, é...
Autor principal: | Santos, Davi Viana dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9297257833779277 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4153 |
Resumo: |
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Realizar melhorias nos processos de software é uma atividade constante em organizações de software para aumentar a qualidade dos seus produtos. Essas organizações partem da premissa que a qualidade do software pode ser elevada devido ao aumento da qualidade do processo de desenvolvimento. Contudo, é preciso criar estratégias que institucionalizem a melhoria contínua dos processos e utilizem os esforços de forma adequada. Essas melhorias envolvem diversos conhecimentos que podem ser novos para os membros da organização. Além disso, a melhoria de processos não deve ser vista como esforço único,
mas sim como algo evolutivo necessitando, assim, de constante aprendizagem por toda a organização. A aprendizagem é um processo de aperfeiçoar ações por meio de compreensão e conhecimento, ampliando os conhecimentos existentes. Adicionalmente, a Aprendizagem Organizacional consiste em uma série de interações entre a adaptação no nível individual (ou de subgrupo) e adaptação no nível organizacional. A questão de pesquisa que norteia este trabalho é: “Como facilitar a Aprendizagem Organizacional visando à Melhoria de Processo de Software?”. Para responder esta questão, foram realizadas investigações da prática em organizações envolvidas com melhorias de processo de software e investigações do estado da arte buscando evidências experimentais da ocorrência da Aprendizagem Organizacional e da Gerência do Conhecimento. Como resultado, esta tese apresenta a definição do Framework KL-SPI (Knowledge and Learning to Facilitate Software Process Improvement) que contém componentes para facilitar diagnóstico e
aplicação da Aprendizagem Organizacional e Gerência do Conhecimento em organizações de software que buscam melhorar seus processos. |