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Dissertação
Avaliação do curso de ciências farmacêuticas da unidade acadêmica da UFAM em Itacoatiara: qualidade e efetividade a partir de uma perspectiva qualitativa de pesquisa.
Nos últimos anos, as Instituições Federais de Educação Superior (IFES) criaram vários cursos de graduação por meio dos programas de expansão universitária, visando dobrar o número de vagas e a garantir a permanência destes alunos no ensino superior do Brasil. Estes cursos podem ser vistos como um...
Autor principal: | Rosas, Firmino José Lira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5940753939387103 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4199 |
Resumo: |
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Nos últimos anos, as Instituições Federais de Educação Superior (IFES) criaram vários cursos
de graduação por meio dos programas de expansão universitária, visando dobrar o número de
vagas e a garantir a permanência destes alunos no ensino superior do Brasil. Estes cursos
podem ser vistos como um sistema produtivo. Ao se matricularem na universidade, seus
alunos integram o sistema e passam por todo um processo de formação rumo à conclusão do
curso, quando saem devidamente diplomados. Isto torna possível conceber os novos cursos de
graduação como um vasto campo de pesquisa para a engenharia de produção. Neste contexto,
esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a qualidade e efetividade de um Curso de
Bacharelado em Ciências Farmacêuticas em um dos campi da Universidade Federal do
Amazonas, tomando como base o instrumento de avaliação do INEP/MEC e alusões à
produtividade. Para isso, conduziu-se esta investigação sob a perspectiva qualitativa do tipo
estudo de caso etnográfico, tendo a observação participante, análise documental entrevistas
semiestruturadas como estratégias de pesquisa e ainda a participação de dirigentes,
professores, técnicos administrativos e alunos da Instituição. A coleta de dados fez-se em três
etapas: na primeira, procedeu-se com observações na estrutura física e anotações na caderneta
de campo, fazendo-se algumas fotos; na segunda, fez-se análise e seleção dos documentos
institucionais; e na terceira, entrevistaram-se os participantes, sendo as entrevistas gravadas e
transcritas na íntegra. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, gerando-se
temas, categorias e subcategorias de análise. Os resultados revelaram que este sistema de
produção começou a funcionar no período de implantação de uma unidade acadêmica
permanente da UFAM neste campi, o que demandou muito esforço para garantir uma
estrutura física e humana adequada para satisfazer as necessidades dos usuários. Verificou-se
que o quadro docente de farmacêuticos reduzido no início dificultou o planejamento da
estrutura laboratorial do curso; a gestão de materiais foi apontada como uma das fragilidades
do sistema; o mecanismo de autoavaliação da UFAM não oferece apoio aos gestores da
unidade na tomada de decisão. A relevância social e aspectos motivacionais foram adotados
para estudo da efetividade do curso, considerando as contribuições que podem ser dadas com
a saúde a partir de um quadro humano disposto a colaborar com os processos internos. |