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Dissertação
A escola como espaço de (in) coerências: a prática da educação ambiental para formação de sociedades sustentáveis em duas escolas do município de Manaus
O sonho de dominar a natureza começa, efetivamente, quando o homem consegue domesticar plantas e animais. Isto se deu no Período Neolítico, também conhecido como Revolução Neolítica. A relação entre natureza e homem levou este último a interferir cada vez mais no ambiente. Essa interferência nos...
Autor principal: | Souza, Francisco Herculano Carneiro de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9020406633002126 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4345 |
Resumo: |
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O sonho de dominar a natureza começa, efetivamente, quando o homem consegue
domesticar plantas e animais. Isto se deu no Período Neolítico, também conhecido
como Revolução Neolítica. A relação entre natureza e homem levou este último a
interferir cada vez mais no ambiente. Essa interferência nos processos naturais tem
contribuído e acelerado a desconstrução da teia natural da vida. Dessa forma, a
degradação do ambiente é tema para discussão e responsabilidade de toda
sociedade, principalmente na escola, responsável pela formação cidadãos críticos e
conscientes de que sua participação nesse desafio global é de fundamental
importância na busca da formação de sociedades sustentáveis. Neste sentido, este
trabalho teve por base fazer uma análise das (in) coerências das práticas de
educação ambiental em confronto com a legislação vigente em duas escolas do
município de Manaus. Utilizou-se o método qualitativo e o caminho percorrido
baseou-se na Etnografia, nos atores sociais envolvidos na pesquisa, na iconografia
e no banco arquivístico das escolas. Com base nesses dados, confrontou-se com a
Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com o Programa Estadual de
Educação do Amazonas (PEA- AM) e as teorias que tratam da Educação Ambiental
e Sociedades Sustentáveis. O estudo mostra que mesmo após mais de uma década
de instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, parte de professores,
pedagogos e alunos desconheciam totalmente o que preceitua esta lei. |