Dissertação

Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso

O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identi...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Jean Serrão de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4567
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-45672016-05-21T13:49:25Z Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso Oliveira, Jean Serrão de Ferreira, Sylvio Mário Puga http://lattes.cnpq.br/9853930608033841 http://lattes.cnpq.br/8589963157350634 Avaliação de aprendizagem Dimensões do ensino - Amazonas Ensino Superior - Administração - Amazonas Organização do ensino - Amazonas OUTROS O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres. The present study has as proposed to analyze the speech and for práxis of the dimensions live in the Administration and Accounting Teaching in the City of Manaus, having dimensions – the technology, curriculum, University, learning teacher and evaluation in order to raise the reflexes on manager's identity and Accountant. In the technology dimension will be analyzed the balance of the use of this technology, having in mind that it involves teacher's previous preparation, of the student, of the learning environment and of the necessary materials that will be used. In the Universities dimension will be sought the factors that can influence in the Administration and Accounting teaching. In the Teacher dimension, they will be searched your knowledge and your experience in the formation and live of the new career Na learning evaluation dimension will be analyzed the factors that interfere in the process evaluation, be exam, proof, test adopted by the teachers. The Curricular Bars so much of Administration as Accounting they involve three formation factors the basic and instrumental formation, for professional and the complementary, more the apprenticeship supervised. This way, in the curricular bars dimension had carried itself in counts the admissibility verification of discipline invasions or although each discipline is conceived as an own space of the knowledge. Besides if search which are manager's competences and accountant. O Result of five searched dimensions will be introduced in tables that will allow for about for of data in several moments. answers of the questionnaire are constituted by men and women. Não informada 2015-08-18T17:44:24Z 2008-04-28 Dissertação OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
spellingShingle Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
Oliveira, Jean Serrão de
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
topic_facet Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
description O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.
author_additional Ferreira, Sylvio Mário Puga
author_additionalStr Ferreira, Sylvio Mário Puga
format Dissertação
author Oliveira, Jean Serrão de
author2 http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
author2Str http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
title Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_short Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_full Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_fullStr Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_sort análise do ensino superior em manaus: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
_version_ 1831969305769541632
score 11.753735