/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Enumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos: uma abordagem para o ensino básico
Neste trabalho abordaremos alguns assuntos tratados brevemente durante o curso de graduação tais como enumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos, cardinalidade e outros assuntos correlatos. Apresentaremos um pequeno aparato histórico que deram origem a esses problemas, assim como as pessoas...
Autor principal: | Moraes Júnior, Rogério Jacinto de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5695777219579869 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4601 |
Resumo: |
---|
Neste trabalho abordaremos alguns assuntos tratados brevemente durante o curso de graduação tais como enumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos, cardinalidade e outros assuntos correlatos. Apresentaremos um pequeno aparato histórico que deram origem a esses problemas,
assim como as pessoas que lançaram conhecimento sobre tais temas. O objetivo é apresentar sucintamente aos professores do ensino básico suporte para as aulas, dando a oportunidade do professor ter mais segurança quando trabalhar com conjuntos numéricos. Também servirá
como elemento motivacional tanto para professores como para os alunos interessados, pois trata de assuntos curiosos e atiçadores para quem gosta de estudar matemática, como comparar a cardinalidade de conjuntos infinitos, a infinidade de números transcendentes e sua dificuldade de
determiná-los e outros assuntos que são de grande riqueza de pesquisa na matemática moderna. Dessa forma pensamos estar contribuindo para o aperfeiçoamento de professores e alunos do ensino básico. |