Dissertação

Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica

A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação line...

ver descrição completa

Autor principal: Camargo, Ramina Samoa Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4779
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-47792018-08-23T15:18:24Z Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica Camargo, Ramina Samoa Silva Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5054717301984224 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Salvatierra Junior, Mário http://lattes.cnpq.br/7254679644374259 Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Programação Linear Matemática - Ensino aprendizagem Software Geogebra - Ensino Médio Programação linear - Ensino Médio CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio. The idea of ​​this work was to apply the linear programming content in high school in context and the use of Geogebra and Excel software. In this paper we discuss the methodology of problem solving, from situations involving optimization by linear programming. The study's main objective to describe the approach used in the implementation from these problems. The activities were developed in the second half of 2013, with third-year students of high school, at the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - Campus Parintins - IFAM and the other with students also the third year of high school, in Analysis Center Foundation, Research and Technological Innovation - FUCAPI in Manaus, thus verifying the real difficulties of the students on the topics covered. Of optimization problems, where several solutions are possible, they aroused the interest and contributed to a more active participation in math classes. From the discussion of these problems and the solutions presented by the students, using the Geogebra software and Excel Solver program were systematized approaches to linear programming, such as graphics solution and the simplex method. This experience showed that there was a greater dedication to the activities of Linear Programming with two variables. Using the graphical method with Geogebra verified the application of the Fundamental Theorem of Linear Programming and better learning of high school students. Não informada 2016-01-20T15:27:56Z 2014-03-14 Dissertação CAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Camargo, Ramina Samoa Silva
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
topic_facet Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Camargo, Ramina Samoa Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
author2Str http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
title Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_short Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_full Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_fullStr Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_full_unstemmed Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_sort introdução à programação linear no ensino médio utilizando a resolução gráfica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779
_version_ 1831969342837751808
score 11.753896