Dissertação

Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio

Este teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem...

ver descrição completa

Autor principal: Fonseca, Júlio Cézar Marinho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4781
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-47812018-08-23T15:27:40Z Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio Fonseca, Júlio Cézar Marinho Pinto, Alfredo Wagner Martins http://lattes.cnpq.br/8265814631152677 http://lattes.cnpq.br/403832695538577 Marrocos, Marcus Antonio Mendonça http://lattes.cnpq.br/8619708073570281 Moreira, Carlos Gustavo Tamm de Araújo http://lattes.cnpq.br/5809459915075654 Números complexos - Estrutura algébrica Números Perplexos Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem como foi situado como estrutura algébrica e também foi representado geometricamente discutido ao longo do trabalho. Além disso, foram feitos estudos de equações polinomiais em P. Por fim, um estudo formal sobre a formal exponencial exigiu que ocorresse um desvio no escopo do trabalho, mas que se justificou devida à necessidade de apresentar de forma mais precisa resultados, conforme é apresentado no capítulo IV. This aimed to introduce students of high school the set of numbers perplexed . The approach used was the analogy between this set and the set of complex numbers were defined operations of addition and multiplication of numbers that make up the system of perplexed figures and was situated as algebraic structure and was also represented geometrically discussed throughout the work . In addition , there have been studies of polynomial equations in P. Finally, a formal study of the exponential formal demanded that occurred a shift in the scope of work, but it was justified due to the need to introduce more precise results, as presented chapter IV . CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-01-20T17:16:33Z 2013-03-07 Dissertação FONSECA, Júlio Cézar Marinho. Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Fonseca, Júlio Cézar Marinho
Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
topic_facet Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem como foi situado como estrutura algébrica e também foi representado geometricamente discutido ao longo do trabalho. Além disso, foram feitos estudos de equações polinomiais em P. Por fim, um estudo formal sobre a formal exponencial exigiu que ocorresse um desvio no escopo do trabalho, mas que se justificou devida à necessidade de apresentar de forma mais precisa resultados, conforme é apresentado no capítulo IV.
author_additional Pinto, Alfredo Wagner Martins
author_additionalStr Pinto, Alfredo Wagner Martins
format Dissertação
author Fonseca, Júlio Cézar Marinho
author2 http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
author2Str http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
title Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_short Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_full Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_fullStr Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_sort números perplexos: uma abordagem para o ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781
_version_ 1781302071778082816
score 11.653393