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Dissertação
A travessia do Sairé: estudos para o desenvolvimento de um olhar ecossistêmico e semiótico da comunicação
O festival Sairé é uma manifestação cultural que ocorre há cerca de 350 anos na vila de Alter do Chão, no oeste paraense. Essa manifestação, composta por elementos religiosos e rituais indígenas, resulta da miscigenação cultural entre nativos e colonizadores europeus, que aportaram em terras bras...
Autor principal: | Lima, Nair Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5179544258199580 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4869 |
Resumo: |
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O festival Sairé é uma manifestação cultural que ocorre há cerca de 350 anos na vila de
Alter do Chão, no oeste paraense. Essa manifestação, composta por elementos religiosos
e rituais indígenas, resulta da miscigenação cultural entre nativos e colonizadores
europeus, que aportaram em terras brasileiras em viagens missionárias, a partir da
segunda metade do século XVII. No Tapajós, a tribo que habitava a região onde se
localiza a atual vila de Alter do Chão era a Borari e, tal como ocorreu nas demais etnias,
o modo de aproximação entre índios e jesuítas fora, de um lado, pelo acesso dos
estrangeiros aos rituais festivos: batuques, danças, comidas e bebidas e, por outro, com o
auxílio de um instrumento, um semicírculo de cipó enfeitado de fitas que, segundo os
missionários, representava as três pessoas da Santíssima Trindade, a que os índios
nomearam de Sairé. Ainda hoje, esse evento que tem promovido o turismo dessa região
traz, em sua base germinal, a dificuldade de entendimento sobre sua significação. Nesse
percurso, a festividade do Sairé foi proibida pela igreja católica, mas ressurgiu três
décadas adiante, porém, mais organizada. A partir dessa exposição, buscou-se conhecer
em que consiste o festival Sairé sob o ponto de vista comunicacional, ecossistêmico e
semiótico, apoiado pelos parâmetros sistêmicos – ferramentas adequadas à análise de
qualquer fenômeno – e que tem, como base, a teoria geral dos sistemas – TGS. O corpus
investigado se refere ao ano de 2012, compreendido entre os dias 13 e 17 de setembro.
Para esse propósito, essa pesquisa foi desenvolvida a partir dos estudos de Vieira (2006,
2007); de Niklas Luhmann (2011), sobre a teoria dos sistemas sociais, e nos estudos de
Semiótica, de Charles Sanders Peirce, a partir das três modalidades de linguagem: sonora,
visual e verbal desenvolvida por Lucia Santaella (2001, 2005 e 2008). Concluiu-se que
esse fenômeno cultural apresenta-se como um sistema complexo e aberto, no qual os
processos comunicacionais constituem-se em práticas de vinculação, em suas ações
sociais, construções políticas, arranjos econômicos e propostas de linguagem. |