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Dissertação
Estudo das interações químicas, físicas e reológicas de ligante asfáltico modificado a temperatura intermediária com fibras de poliéster reciclado
O presente trabalho pesquisou as características químicas, físicas e reológicas de um compósito cujos materiais são o cimento asfáltico de petróleo CAP 50/70, um emulsificante químico para melhorar a viscosidade a temperaturas intermediárias e fibras de politereftalato de etileno (PET) recicladas...
Autor principal: | Araújo, Luiz Eduardo Oliveira De |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7228681647919127 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4955 |
Resumo: |
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O presente trabalho pesquisou as características químicas, físicas e reológicas de um
compósito cujos materiais são o cimento asfáltico de petróleo CAP 50/70, um emulsificante
químico para melhorar a viscosidade a temperaturas intermediárias e fibras de politereftalato
de etileno (PET) recicladas a partir principalmente da reutilização de garrafas descartadas no
pós-consumo. Foram feitas análises químicas de Termogravimetria (TGA), Espectroscopia no
Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e imagens captadas em Microscopia
Eletrônica de Varredura (MEV). As análises físicas foram as mais utilizadas para caracterizar
o CAP, quais sejam, Penetração (P), Ponto de Amolecimento (PA) e Envelhecimento
Termoxidativo em Estufa RTFOT (Rolling Thin Film Oven Test), ou Estufa de Fino Filme
Rotativo. Os teste reológicos compõem-se da Viscosidade Dinâmica (Brookfield) e da
Reometria por Cilhamento Dinâmico (DSR). A adição da fibra de PET reciclado melhorou o
desempenho do CAP 50/70 o qual foi misturado a temperaturas menores que as utilizadas
comumente na indústria do asfalto. Essas temperatura são em média próximas ou maiores que
160 oC. Nesse estudo o compósito foi mistura a até 140 oC. A adição das fibras fez com que o
CAP melhorasse as especificações físicas diminuindo a Penetração e o Ponto de
Amolecimento. Pelos resultados de reometria percebeu-se que a modificação tornou o
compósito mais viscoso nas temperatura de 135, 150 e 177 °C. O Ângulo de Fase (δ)
diminuiu e o Módulo Complexo (G*) aumentou nas frequências de estudo. As imagens MEV
mostram a fibra presente aderidas ao cimento asfáltico de petróleo. O FTIR mostrou os vários
componentes presentes na mistura pura e modificada, bem como no PET. O TGA evidenciou
uma melhora geral nas condições de estabilidade térmicas da mistura modificada |