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Dissertação
A religiosidade e o homem amazônida: a construção da subjetividade a partir de sua prática religiosa nos cultos de Matriz Africana
A busca pelo sagrado, sempre, se fez presente na vida do homem que esteve voltado a prática de sua religiosidade ou espiritualidade, portanto o fenômeno religioso através da busca mística e da prática do sincretismo que envolve uma miscelânea de práticas e rituais que visam proporcionar o bem-est...
Autor principal: | Rodrigues, Ênio José de Andrade |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2264249611241390 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5002 |
Resumo: |
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A busca pelo sagrado, sempre, se fez presente na vida do homem que esteve
voltado a prática de sua religiosidade ou espiritualidade, portanto o fenômeno
religioso através da busca mística e da prática do sincretismo que envolve uma
miscelânea de práticas e rituais que visam proporcionar o bem-estar do sujeito
permeia o contexto da civilização humana e não seria diferente na região que
habitamos, porém como entender a proximidade de uma prática religiosa a qual não
tivemos aproximação extrema, como este homem constrói sua subjetividade com
base em práticas tão diferentes de sua cultura. Esta investigação se propôs a
investigação de como o homem amazônida, em específico o do Amazonas, constrói
sua subjetividade a partir do contato com os cultos de matriz africana, tendo como
base de análise a filosofia de Martin Heidegger. È uma pesquisa de natureza
qualitativa e desenvolveu a partir dos conceitos propostos pela fenomenologia que
busca fazer a compreensão do outro a partir de seu discurso. O método foi o
fenomenológico de pesquisa em Psicologia e foi utilizada a entrevista
fenomenológica efetuada com 11 participantes de práticas religiosas orientadas pela
Federação de Umbanda e Cultos de Matriz Afro Brasileira do Estado do Amazonas -
FUCABEAM , e os dados foram coletados após a aprovação do projeto de pesquisa
pelo comitê de ética da UFAM, autorização da instituição e assinatura do termo de
consentimento livre e esclarecido pelos participantes. Os dados foram coletados a
partir de entrevista áudio gravadas com uma duração em média de 30 minutos a
duas horas cada no período de março a agosto de 2015 a partir da questão
norteadora: Gostaria que o Sr.(a). descrevesse para mim a sua relação com o
candomblé (ou Umbanda) como se deu o contato e sua entrada para a
religião?Destes discursos foram identificadas Unidades de significados que
permitiram a formação de Categorias de Análise que serviram para a compreensão
de como os indivíduos constituíam sua subjetividade a partir das práticas com os
cultos de matriz africana. O estudo revelou que os indivíduos praticantes dos cultos
de matriz Africana Umbanda e Candomblé constituem sua subjetividade pautados
em um processo de cuidar-do-outro ou ser-com-o-outro numa proposta de que
cuidando do outro este ser cuida de si próprio. Percebo que em sua trajetória
histórica, cada um deles foi mergulhando no conhecimento acerca das religiões de
matriz africana que professam e o estado de humor propiciou a compreensão de seu
papel, de suas possibilidades, de seu poder-ser. Concomitantemente, outra
existenciália se faz presente, a interpretação que Heidegger (2009, p. 204)
compreende como a “elaboração das possibilidades projetadas na compreensão”.
Estabelece-se a indicação do para quê, desvelando o sentido. O sentido de sermembro
de religião de matriz africana; o sentido de assumir as características de
personalidade de seus mestres ou guias; o sentido para as facticidades vivenciadas
cotidianamente que resultaram em ser quem são hoje, dirigentes de
terreiros/barracões, responsabilizando-se por cada um daqueles que os procuram,
no objetivo de propugnar conhecimento, alívio, cuidado. |