/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Redescobrindo o viver: sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do diagnóstico de HIV/AIDS
A adolescência é um período caracterizado por contínuas mudanças, a nível físico e social, que geram implicações na construção da identidade, nas ações do indivíduo e na forma de ver o mundo, período também marcado pela adoção de comportamentos de risco e experiências de vulnerabilidade, tais com...
Autor principal: | Pimentel, Cleison Guimarães |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2732434346137612 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5009 |
Resumo: |
---|
A adolescência é um período caracterizado por contínuas mudanças, a nível físico e
social, que geram implicações na construção da identidade, nas ações do indivíduo e na
forma de ver o mundo, período também marcado pela adoção de comportamentos de
risco e experiências de vulnerabilidade, tais como o contato precoce e de maneira
despreparada com a sexualidade, acarretando em diversas situações o diagnóstico de
DSTs/AIDS. A experiência da vivência do diagnóstico de HIV/AIDS com adolescentes é
uma temática de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista que, o Estado do
Amazonas apresentou um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Diante do diagnóstico
desvendar o ser-no-mundo-sendo-adolescente com AIDS significa adentrar suas
vulnerabilidades e compreender as várias dimensões ai presentes. Dessa maneira, esta
dissertação de mestrado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da
Universidade Federal do Amazonas tem como objetivo compreender, à luz da
Fenomenologia-Existencial, os sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do
diagnóstico de HIV/AIDS, o significado em seus discursos. Para realizar este estudo foi
utilizado o viés qualitativo em pesquisa e como método o Fenomenológico de Pesquisa
em Psicologia, entendendo que dessa maneira, a partir de seu mundo vivido, adviria a
compreensão do modo como os participantes vivenciaram a experiência pesquisada. A
partir dos discursos foram apreendidas Unidades de Significados que originaram as
seguintes Categorias de Análise: 1. A vivência do diagnóstico de HIV/AIDS e suas
particularidades; 2. Temporalidade e diagnóstico de HIV/AIDS; 3. Ser-com-o-outro e o
adolescente convivendo com HIV/AIDS; e 4. O afeto presente na vivencia do
diagnóstico. As categorias serviram para compreender a existencialidade desses
adolescentes diante do diagnóstico de HIV/AIDS, possibilitando a síntese compreensiva do
fenômeno “ser-adolescente-convivendo-com-o-diagnóstico-de-HIV/AIDS”. O estudo
revelou que a experiência do diagnóstico de HIV/AIDS é significado como um momento de
grande impacto e geratriz de modificações acentuadas nos mais variados setores da vida:
pessoal, familiar e social. Evidenciando aqui a vivencia do diagnóstico, primeiros
sintomas, efeitos colaterais da medicação, conflitos emocionais e sociais, preconceito, a
dor na comunicação do diagnóstico, perspectivas e preocupação com o futuro, mas com
possibilidades de superação |