Dissertação

Redescobrindo o viver: sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do diagnóstico de HIV/AIDS

A adolescência é um período caracterizado por contínuas mudanças, a nível físico e social, que geram implicações na construção da identidade, nas ações do indivíduo e na forma de ver o mundo, período também marcado pela adoção de comportamentos de risco e experiências de vulnerabilidade, tais com...

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Autor principal: Pimentel, Cleison Guimarães
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2732434346137612
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5009
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50092016-06-07T05:01:56Z Redescobrindo o viver: sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do diagnóstico de HIV/AIDS Pimentel, Cleison Guimarães Castro, Ewerton Helder Bentes de http://lattes.cnpq.br/2732434346137612 http://lattes.cnpq.br/9404811031167076 Psicologia Fenomenológico-Existencial HIV / AIDS Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida Existential- Phenomenological Psychology CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA A adolescência é um período caracterizado por contínuas mudanças, a nível físico e social, que geram implicações na construção da identidade, nas ações do indivíduo e na forma de ver o mundo, período também marcado pela adoção de comportamentos de risco e experiências de vulnerabilidade, tais como o contato precoce e de maneira despreparada com a sexualidade, acarretando em diversas situações o diagnóstico de DSTs/AIDS. A experiência da vivência do diagnóstico de HIV/AIDS com adolescentes é uma temática de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista que, o Estado do Amazonas apresentou um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Diante do diagnóstico desvendar o ser-no-mundo-sendo-adolescente com AIDS significa adentrar suas vulnerabilidades e compreender as várias dimensões ai presentes. Dessa maneira, esta dissertação de mestrado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas tem como objetivo compreender, à luz da Fenomenologia-Existencial, os sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do diagnóstico de HIV/AIDS, o significado em seus discursos. Para realizar este estudo foi utilizado o viés qualitativo em pesquisa e como método o Fenomenológico de Pesquisa em Psicologia, entendendo que dessa maneira, a partir de seu mundo vivido, adviria a compreensão do modo como os participantes vivenciaram a experiência pesquisada. A partir dos discursos foram apreendidas Unidades de Significados que originaram as seguintes Categorias de Análise: 1. A vivência do diagnóstico de HIV/AIDS e suas particularidades; 2. Temporalidade e diagnóstico de HIV/AIDS; 3. Ser-com-o-outro e o adolescente convivendo com HIV/AIDS; e 4. O afeto presente na vivencia do diagnóstico. As categorias serviram para compreender a existencialidade desses adolescentes diante do diagnóstico de HIV/AIDS, possibilitando a síntese compreensiva do fenômeno “ser-adolescente-convivendo-com-o-diagnóstico-de-HIV/AIDS”. O estudo revelou que a experiência do diagnóstico de HIV/AIDS é significado como um momento de grande impacto e geratriz de modificações acentuadas nos mais variados setores da vida: pessoal, familiar e social. Evidenciando aqui a vivencia do diagnóstico, primeiros sintomas, efeitos colaterais da medicação, conflitos emocionais e sociais, preconceito, a dor na comunicação do diagnóstico, perspectivas e preocupação com o futuro, mas com possibilidades de superação Adolescence is a period characterized by continuous changes, at level physical and social, that generate implications in construction of identity, in the actions of the individual and the form to see the world, a period also marked by the adoption of risky behavior and vulnerability experience, such as early contact and unprepared manner with sexuality, resulting in many situations the diagnosis of STDs / AIDS. The experience of living the diagnosis of HIV / AIDS with adolescents is a topic of extreme importance today, in view of, the state of Amazonas showed a rapid growth in recent years. Before the diagnosis, unveil the being-in-world-with-teen with AIDS means entering their vulnerabilities and understand the various dimensions present therein. That way, this master dissertation linked to the Postgraduate Program in Psychology at the Federal University of Amazonas has aimed at understanding in the light of existential-phenomenology, the meanings attributed by adolescents to experience the diagnosis of HIV / AIDS, the meaning in his speeches. To carry out this study we used the qualitative bias in research and how the method Phenomenological of Research in Psychology, understanding that in this manner, from their lived world, would come the understanding of how the participants lived the searched experience. From the speeches were seized Meanings Units that gave the following Analysis Categories: 1. The experience of the diagnosis of HIV / AIDS and their peculiarities; 2. Timeliness and diagnosis of HIV / AIDS; 3. Be-with-the-other and adolescents living with HIV / AIDS; and 4. The affection present on the living of diagnosis. The categories served to understand the existential these adolescents before the diagnosis of HIV / AIDS, providing a comprehensive overview of the phenomenon "be-teen-living-with-thediagnosis- of-HIV / AIDS". The study revealed that the experience of the diagnosis of HIV / AIDS is meant as a momment of great impact and generator of sharp changes in various areas of life: personal, family and social. Showing here the experiences of diagnosis, early symptoms, side effects of medication, emotional and social conflicts, preconception, pain in communicating of diagnosis, outlook and concern for the future, but with overcoming possibilities CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-06-06T14:04:21Z 2015-12-09 Dissertação PIMENTEL, Cleison Guimarães. Redescobrindo o viver: sentidos atribuídos por adolescentes à experiência do diagnóstico de HIV/AIDS. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5009 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
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