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Dissertação
Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am
A compreensão do processo erosivo é fundamental para a prevenção e conservação do solo, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo principal o mapeamento das incisões erosivas do tipo voçoroca e caracterização geoambiental na rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da...
Autor principal: | Dirane, Anne Carolina Marinho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5499259502905732 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5022 |
Resumo: |
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A compreensão do processo erosivo é fundamental para a prevenção e conservação
do solo, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo principal o
mapeamento das incisões erosivas do tipo voçoroca e caracterização geoambiental
na rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e
Itacoatiara. Tendo comoobjetivos específicos foram o mapeamento e quantificação
das voçorocas ao longo da rodovia AM-010; identificação da morfologia e
morfometria (largura, comprimento e profundidade) das voçorocas e feições
erosivas, evolução e taxa de crescimento, destacando as características das
vertentes; identificação da capacidade de infiltração e resistência do solo à
penetração; descrição dos aspectos geoambientais ao longo da rodovia. Os
procedimentos metodológicos foram divididos em: revisão bibliográfica, pesquisa
de campo e análise dos dados. Para caracterização das vertentes, foram observadas:
forma, declividade e orientação. As técnicas consistiram em observações diretas em
campo, anotações em ficha cadastral, utilização de bussola, trena e croqui. Foram
utilizados parâmetros para mensurar o tamanho e a escala de risco. O infiltrômetro
foi utilizado para medir a taxa de infiltração e o penetrômetro de impacto para
medir a resistência do solo a penetração. Os resultados mostram o mapeamento de
15 voçorocas ao longo da rodovia AM-010, mostrando que a voçoroca localizada
no km 135 é a que possui o maior comprimento (227,5 m), a voçoroca com maior
largura situa-se no km 104 (24 m) e a com maior profundidade (9 m) no km 125. A
incisão que apresentou a maior taxa de infiltração foi a voçoroca do km 137 (15) e a
com menor taxa a voçoroca 5 (km 116), quanto a resistência do solo a penetração a
incisão que apresentou a superfície mais compactada foi a incisão 5 (km 116), que
associada ao teste de infiltração denunciam uma superfície bastante compactada,
favorecendo o escoamento superficial concentrado. A ocorrência das incisões está
ligadas às obras de infraestrutura ao longo da rodovia (pavimentação e drenagem
pluvial), bem como a geomorfologia, os trechos em que há concentração de
voçorocas são os trechos da estrada que não obedecem a geomorfologia do local. |