Dissertação

Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am

A compreensão do processo erosivo é fundamental para a prevenção e conservação do solo, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo principal o mapeamento das incisões erosivas do tipo voçoroca e caracterização geoambiental na rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da...

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Autor principal: Dirane, Anne Carolina Marinho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5499259502905732
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5022
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50222016-06-14T05:00:31Z Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am Dirane, Anne Carolina Marinho Vieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarães http://lattes.cnpq.br/5499259502905732 http://lattes.cnpq.br/4286134740344158 Rodovia AM-010 Voçoroca Geoambiente Road AM-010 Gullies Geoenvironmental CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA A compreensão do processo erosivo é fundamental para a prevenção e conservação do solo, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo principal o mapeamento das incisões erosivas do tipo voçoroca e caracterização geoambiental na rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Tendo comoobjetivos específicos foram o mapeamento e quantificação das voçorocas ao longo da rodovia AM-010; identificação da morfologia e morfometria (largura, comprimento e profundidade) das voçorocas e feições erosivas, evolução e taxa de crescimento, destacando as características das vertentes; identificação da capacidade de infiltração e resistência do solo à penetração; descrição dos aspectos geoambientais ao longo da rodovia. Os procedimentos metodológicos foram divididos em: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos dados. Para caracterização das vertentes, foram observadas: forma, declividade e orientação. As técnicas consistiram em observações diretas em campo, anotações em ficha cadastral, utilização de bussola, trena e croqui. Foram utilizados parâmetros para mensurar o tamanho e a escala de risco. O infiltrômetro foi utilizado para medir a taxa de infiltração e o penetrômetro de impacto para medir a resistência do solo a penetração. Os resultados mostram o mapeamento de 15 voçorocas ao longo da rodovia AM-010, mostrando que a voçoroca localizada no km 135 é a que possui o maior comprimento (227,5 m), a voçoroca com maior largura situa-se no km 104 (24 m) e a com maior profundidade (9 m) no km 125. A incisão que apresentou a maior taxa de infiltração foi a voçoroca do km 137 (15) e a com menor taxa a voçoroca 5 (km 116), quanto a resistência do solo a penetração a incisão que apresentou a superfície mais compactada foi a incisão 5 (km 116), que associada ao teste de infiltração denunciam uma superfície bastante compactada, favorecendo o escoamento superficial concentrado. A ocorrência das incisões está ligadas às obras de infraestrutura ao longo da rodovia (pavimentação e drenagem pluvial), bem como a geomorfologia, os trechos em que há concentração de voçorocas são os trechos da estrada que não obedecem a geomorfologia do local. The erosion process comprehension is essential to prevent and conservation of the soil, in this matter the present study has main objective of mapping the Gully–type erosion incisions and the geo-environmental characterization of the Road- AM-010, which connect Manus to the municipalities of Rio Preto da Eva and Itacoatiara. Having the following specifics objectives: Map and quantify of the gullies during the course of the road AM-010; identify the morphology and morphometry (width, length and depth) of the gullies and erosion features, evolution and growth rate, emphasizing the slope characteristics; identify the capacity of infiltrations and the soil resistance to penetration; describe the geo environmental aspects through the road. The methodological procedures were divided in: bibliography review, fieldwork and data analyze. To characterize the slopes, were observed shape, gradient and orientation. The techniques consisted in observations in loco, notes at cadastral file, use of compass, measuring tape and sketching. It was use parameters to estimate the size and risk scale. The infiltrometer was used to measure the infiltration rate and penetromter the measure the soil resistance to penetration. The results show the mapping of 15 gullies though the road AM-010, showing that the gully located at the km 135 has the greatest length (227,5 m), the greatest width is located at the km 104 (24 m) and greatest depth (9 m) at the km 125. The incision that showed the higest infiltration rate is located at the km 137 (15) and the lowest rate was gullies no5 (km 116), regarding the soil resistance the incision that showed the most compacted surface was the incision no5 (km 116), when associated to results of the infiltration test indicate a compacted surface, allowing the runoff. The occurrence of the incisions is connected to the infrastructure construction (paving and pluvial drainage), as well to the geomorphology. The sections that have concentration of gullies as sections that do not obey the local geomorphology. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2016-06-13T15:39:30Z 2016-02-22 Dissertação DIRANE, Anne Carolina Marinho. Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5022 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
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