Dissertação

Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica

Este trabalho investigou a produção de matérias da área de Jornalismo Científico (JC) na página de Educação do jornal A CRÍTICA, com o objetivo de mostrar o percurso desse processo desde a informação selecionada como notícia, a elaboração da pauta, captação da entrevista, escrita do texto até à publ...

ver descrição completa

Autor principal: Figueiredo, Ana Celia Ossame de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3060413149115239
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5075
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5075
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50752018-02-09T18:37:05Z Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica Figueiredo, Ana Celia Ossame de Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/3060413149115239 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Jornalismo científico scientific journalism CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este trabalho investigou a produção de matérias da área de Jornalismo Científico (JC) na página de Educação do jornal A CRÍTICA, com o objetivo de mostrar o percurso desse processo desde a informação selecionada como notícia, a elaboração da pauta, captação da entrevista, escrita do texto até à publicação, buscando identificar as controvérsias resultantes do produto final, a reportagem. Com o suporte teórico da obra de Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede (TAR) foram identificadas as redes de atores humanos e não-humanos constituídas, tecidas ou acionadas para a produção do texto jornalístico na modalidade cientifica, a qual é definida por Latour como a melhor alternativa para mostrar a construção de uma rede envolvendo a produção da ciência, identificamos a rede de atores humanos e não-humanos formada para a produção do texto de Jornalismo Científico. Essa rede inclui o entrevistado e o seu interesse em divulgar a informação, a assessoria de imprensa, que oferece a pauta, a decisão do editor da página em aceitá-la e do repórter que procedeu ao trabalho de entrevistar e escrever o texto final a ser editado, paginado graficamente e publicado. Este estudo engloba 144 edições da página de Educação publicadas às sextas-feiras, no período de 2012, 2013 e 2014; releituras do material selecionado; e rodadas de conversas com entrevistados à época para conhecer a percepção deles a respeito das matérias publicadas, estágio/fase em que as controvérsias emergem. Dessa forma, revelamos a existência da chamada “caixa-preta”, dos fatos jornalísticos, que nos apresentam uma nova maneira de compreender a produção dos fatos que se tornaram matérias publicadas na referida página. This paper investigates the production of materials of Science Journalism area (JC) in the journal Education page CRITICAL, with the aim of showing the route of this process from the selected information as news, the preparation of the agenda, the interview capture, writing the text before publication in order to identify the controversies arising from the final product, the report said. With support Bruno Latour's work and the Actor-Network Theory (ART) were identified networks of human actors and established non-human, woven or driven to produce the journalistic text on the scientific method, which is defined by Latour as the best alternative to show the construction of a network involving the production of science, the network identified in human and non-human actors formed for the production of journalism Scientific text.This network includes the interviewee and his interest in disclosing the information, the press, which offers the agenda, the decision of page editor to accept it and the reporter who conducted the work of interviewing and writing the final text to be edited, paginated graphically and published. This studyen compasses144 Education pageis sues publishe don Fridays, from 2012, 2013 and 2014; reinterpretations of the selected material; and rounds of talks with respondents at the time to know their perception about the published reports, stage/stage where disputes arise. Thus, we reveal the existence of the "black box" of journalistic facts, which present us with a new way of understanding the production of the facts that have become articles published on that page. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-07-11T14:24:09Z 2015-12-21 Dissertação FIGUEIREDO, Ana Celia Ossame de. Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5075 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Jornalismo científico
scientific journalism
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Jornalismo científico
scientific journalism
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Figueiredo, Ana Celia Ossame de
Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
topic_facet Jornalismo científico
scientific journalism
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este trabalho investigou a produção de matérias da área de Jornalismo Científico (JC) na página de Educação do jornal A CRÍTICA, com o objetivo de mostrar o percurso desse processo desde a informação selecionada como notícia, a elaboração da pauta, captação da entrevista, escrita do texto até à publicação, buscando identificar as controvérsias resultantes do produto final, a reportagem. Com o suporte teórico da obra de Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede (TAR) foram identificadas as redes de atores humanos e não-humanos constituídas, tecidas ou acionadas para a produção do texto jornalístico na modalidade cientifica, a qual é definida por Latour como a melhor alternativa para mostrar a construção de uma rede envolvendo a produção da ciência, identificamos a rede de atores humanos e não-humanos formada para a produção do texto de Jornalismo Científico. Essa rede inclui o entrevistado e o seu interesse em divulgar a informação, a assessoria de imprensa, que oferece a pauta, a decisão do editor da página em aceitá-la e do repórter que procedeu ao trabalho de entrevistar e escrever o texto final a ser editado, paginado graficamente e publicado. Este estudo engloba 144 edições da página de Educação publicadas às sextas-feiras, no período de 2012, 2013 e 2014; releituras do material selecionado; e rodadas de conversas com entrevistados à época para conhecer a percepção deles a respeito das matérias publicadas, estágio/fase em que as controvérsias emergem. Dessa forma, revelamos a existência da chamada “caixa-preta”, dos fatos jornalísticos, que nos apresentam uma nova maneira de compreender a produção dos fatos que se tornaram matérias publicadas na referida página.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Figueiredo, Ana Celia Ossame de
author2 http://lattes.cnpq.br/3060413149115239
author2Str http://lattes.cnpq.br/3060413149115239
title Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
title_short Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
title_full Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
title_fullStr Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
title_full_unstemmed Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica
title_sort percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do jornal a crítica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5075
_version_ 1781302115171303424
score 11.675088