Dissertação

Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM

Em diferentes momentos, o Brasil vem presenciando a implantação de reformas nos sistemas de ensino, bem como nas políticas de formação de professores. Dentre as políticas voltadas para essa formação, destacamos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para professores...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Edilene da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4409578235549199
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5100
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5100
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51002018-03-14T15:12:50Z Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM Souza, Edilene da Silva Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/4409578235549199 http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Formação de Professores Saberes Docentes Ciências Biológicas Práticas Pedagógicas PARFOR CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Em diferentes momentos, o Brasil vem presenciando a implantação de reformas nos sistemas de ensino, bem como nas políticas de formação de professores. Dentre as políticas voltadas para essa formação, destacamos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para professores no exercício da profissão. Desse modo, se faz necessário investigar as contribuições que esse programa tem proporcionado aos professores-alunos relativos aos saberes docentes e às suas práticas pedagógicas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vinculado ao PARFOR da Universidade Federal do Amazonas no que se refere ao saber e fazer docente dos professores participantes. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa o coordenador do curso e os professores-alunos das turmas localizadas nos municípios de Maués e Codajás, no Estado do Amazonas. A análise de dados ocorreu com ênfase de conteúdos das falas e documentos obtidos durante a investigação, recorrendo à técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos apontam que o programa vem carregado de fragilidades e deficiências, fazendo-se necessário melhorar o modo como é ofertado e as condições de funcionamento, no do Estado do Amazonas. No que concerne aos saberes docentes, precisamente, dos saberes da experiência, o curso de Ciências Biológicas do PARFOR/UFAM não os leva em consideração, pois se considerarmos que os professores podem contribuir na definição dos currículos e dos programas de suas disciplinas a partir de suas práticas pedagógicas, esses saberes tem grande relevância para a formação docente. Quanto à prática pedagógica desses professores-alunos, o curso está proporcionando, um novo olhar na maneira de pensarem seu saber fazer docente. Desse modo, podemos inferir que a implantação do curso de Ciências Biológicas do PARFOR/UFAM significou avanços para a formação de professores-alunos do curso no interior do Estado. Constituindo-se em um lugar de discussão, aprendizagem, trocas de saberes entre os pares, oportunizando a reflexão da própria prática pedagógica dos participantes, no sentido de olhar o ensino aprendizagem sob uma nova ótica e buscar novos caminhos para melhorar sua prática docente e a qualidade de ensino da Educação Básica no estado do Amazonas. At different moments in time, Brazil is seeing the implementation of reforms in education systems as well as in teacher training policies. Among the policies for this training, we highlight the Brazilian Policy for Teacher Education of Basic Education Professionals; it should be focused on the exercise of the profession of teacher. Thus it is necessary to investigate the contributions that this program has provided to teachers who are students in relation to teaching knowledge and their teaching methods. This study aimed to analyze the contributions of the Bachelor's Degree in Biological Sciences linked to PARFOR the Federal University of Amazonas in relation to knowledge and teaching to the participating teachers. For the development of the work, it was adopted a qualitative approach, with the data collection instruments to document analysis, questionnaire and semi-structured interview. The course coordinator and located class student teachers in the municipalities of Maués and Codajás in the Federal State of Amazonas took part as research subjects. Data analysis was emphasizing content of the statements and documents obtained during the investigation, using the content analysis technique proposed by Bardin. The results indicate that the program is full of weaknesses and shortcomings, making it necessary to improve the way it is offered and the operation of the same conditions in the context of the Federal State of Amazonas. In respect of teaching knowledge, just, of experience knowledge, the course of Biological Sciences PARFOR / UFAM does not take into account this knowledge because if we consider that teachers can help in defining the curricula and their disciplines programs from their teaching practices, this knowledge has great relevance for teacher training. As for the teaching practice of these teachers who are students, the course is providing a new look at the way of thinking their teaching knowledge. So we can infer that the implementation of the course of Biological Sciences PARFOR / UFAM meant changes for teachers who live in the municipalities of the state of Amazonas. Forming a place of discussion, learning, knowledge exchange among the participants and provided an opportunity to reflect the pedagogical practice in the sense of change, to look at the teaching learning otherwise and seek new ways to improve their teaching practice and the quality of basic education teaching in the state of Amazonas. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-07-21T18:42:53Z 2016-05-19 Dissertação SOUZA, Edilene da Silva. Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5100 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Formação de Professores
Saberes Docentes
Ciências Biológicas
Práticas Pedagógicas
PARFOR
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Formação de Professores
Saberes Docentes
Ciências Biológicas
Práticas Pedagógicas
PARFOR
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Souza, Edilene da Silva
Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
topic_facet Formação de Professores
Saberes Docentes
Ciências Biológicas
Práticas Pedagógicas
PARFOR
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Em diferentes momentos, o Brasil vem presenciando a implantação de reformas nos sistemas de ensino, bem como nas políticas de formação de professores. Dentre as políticas voltadas para essa formação, destacamos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para professores no exercício da profissão. Desse modo, se faz necessário investigar as contribuições que esse programa tem proporcionado aos professores-alunos relativos aos saberes docentes e às suas práticas pedagógicas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vinculado ao PARFOR da Universidade Federal do Amazonas no que se refere ao saber e fazer docente dos professores participantes. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa o coordenador do curso e os professores-alunos das turmas localizadas nos municípios de Maués e Codajás, no Estado do Amazonas. A análise de dados ocorreu com ênfase de conteúdos das falas e documentos obtidos durante a investigação, recorrendo à técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos apontam que o programa vem carregado de fragilidades e deficiências, fazendo-se necessário melhorar o modo como é ofertado e as condições de funcionamento, no do Estado do Amazonas. No que concerne aos saberes docentes, precisamente, dos saberes da experiência, o curso de Ciências Biológicas do PARFOR/UFAM não os leva em consideração, pois se considerarmos que os professores podem contribuir na definição dos currículos e dos programas de suas disciplinas a partir de suas práticas pedagógicas, esses saberes tem grande relevância para a formação docente. Quanto à prática pedagógica desses professores-alunos, o curso está proporcionando, um novo olhar na maneira de pensarem seu saber fazer docente. Desse modo, podemos inferir que a implantação do curso de Ciências Biológicas do PARFOR/UFAM significou avanços para a formação de professores-alunos do curso no interior do Estado. Constituindo-se em um lugar de discussão, aprendizagem, trocas de saberes entre os pares, oportunizando a reflexão da própria prática pedagógica dos participantes, no sentido de olhar o ensino aprendizagem sob uma nova ótica e buscar novos caminhos para melhorar sua prática docente e a qualidade de ensino da Educação Básica no estado do Amazonas.
author_additional Farias, Sidilene Aquino de
author_additionalStr Farias, Sidilene Aquino de
format Dissertação
author Souza, Edilene da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/4409578235549199
author2Str http://lattes.cnpq.br/4409578235549199
title Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
title_short Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
title_full Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
title_fullStr Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
title_full_unstemmed Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em cursos de graduação do PARFOR/UFAM
title_sort saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de ciências biológicas em cursos de graduação do parfor/ufam
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5100
_version_ 1831969394622726144
score 11.755432