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Dissertação
Gênero e Políticas Públicas de formação docente: quais as percepções de estudantes do curso de Pedagogia da UFAM acerca da temática?
Esta Dissertação de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), a formação inicial em ní...
Autor principal: | Santos, Victória Soares dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7012975221071488, https://orcid.org/0000-0003-1910-1285 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10531 |
Resumo: |
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Esta Dissertação de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa 1 – Educação,
Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Conforme a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), a formação inicial em nível superior é
requisito básico para que professores/as possam atuar na Educação Básica, os
Cursos de Licenciatura representam o significativo momento do processo formativo
em que há contato com fundamentos científicos e sociais que subsidiarão a atuação
pedagógica profissional. No Brasil, a Educação é constituída por meio de dispositivos
legais que regulamentam as ações do Sistema de Ensino brasileiro, bem como a
formação docente, sendo assim, essa pesquisa busca refletir sobre como a temática
de gênero tem sido (ou não) incluída nas Políticas Públicas de formação docente,
nosso problema de pesquisa parte do pressuposto de que se a temática de gênero
não é incluída nestas políticas, dificilmente fará parte dos Projetos Pedagógicos dos
Cursos de Pedagogia, o que implica em poucas discussões de gênero na Educação
Básica, com professores/as já formados/as e despreocupados/as com a temática, sem
que possam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo geral da
pesquisa é analisar quais as percepções dos/as estudantes finalistas do Curso de
Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) na
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) acerca da temática de gênero. Os
objetivos específicos são: 1. Problematizar as categorias de gênero e de formação
docente a partir de revisão bibliográfica; 2. Identificar o que apontam os documentos
oficiais sobre formação docente acerca das discussões de gênero; 3. Refletir sobre o
papel da disciplina de Educação, Direitos Humanos e Diversidade na formação dos/as
estudantes finalistas do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, por meio da análise
de grupos focais. Partindo dos fundamentos da pesquisa qualitativa (John Creswell,
2007; 2014), os procedimentos metodológicos selecionados são: revisão bibliográfica,
com base na Epistemologia Feminista Decolonial, representada pelas autoras
Chimamanda Adichie (2019), Patricia Collins e Sirma Bilge (2021), Lélia Gonzalez
(1984), bell hooks (2019), Françoise Vergès (2020), dentre outras e, com base no
campo dos Estudos de Gênero a partir de autores/as como Guacira Louro (2001),
dentre outros/as, além disso, refletimos sobre os estereótipos de gênero por meio de
Pierre Bourdieu (2010a; 2010b); análise de documentos oficiais, por meio da Análise
de Conteúdo de Laurence Bardin (2016); grupo focal, com a participação de
estudantes finalistas do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, os dados construídos
foram analisados também por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin
(2016). Como resultados finais, apontamos que a inclusão da temática de gênero nas
Políticas Públicas de formação docente não garante que as discussões sejam
realizadas nos Cursos de Licenciatura, mas asseguram a legitimidade da abordagem. |