Dissertação

O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional

Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de enten...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Maria Bernadete Bonini
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5124
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51242018-04-12T18:44:33Z O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional Alves, Maria Bernadete Bonini Campos, Maria Sandra http://lattes.cnpq.br/0515783276195089 http://lattes.cnpq.br/2057190547885429 Sociolinguística Educacional Ensino de Língua Portuguesa Ensino Superior Docentes e Discentes Portuguese Language teaching University Education Professor and students Education Sociolinguistic LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho. In this research we have the objective to reflect which are the contributions of Education Sociolinguistics to the teaching of Portuguese Language in college. The focus is the appreciation of information given by teachers and students through interviews, searching to understand the role of the Portuguese Language course in college, specifically, on Engineering, Pedagogy and Accounting majors, so that can be a change of behavior in regard to the classroom oriented by the development of a pedagogy culturally sensitive to the sociolinguistics and cultural differences of the students. For that, we present the debate proposed by Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 and others. After the theoretical considerations, we proceed to the analysis of the syllabi of courses, analysis of individual interviews performed with fifteen students of the courses and three teachers, one at which major, and the group interview performed with six students. The results points that teachers and students are distant of achieving an education that are guided with a reflected and critic analyses of the language, especially, on the actions in the classroom and, which, by consequence, are unprepared to the appropriation of the linguistic repertoire that allows them to use, with safety, the monitored styles of language, required in the job market. 2016-08-03T13:12:23Z 2016-03-31 Dissertação ALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
spellingShingle Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
Alves, Maria Bernadete Bonini
O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
topic_facet Sociolinguística Educacional
Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Superior
Docentes e Discentes
Portuguese Language teaching
University Education
Professor and students
Education Sociolinguistic
LINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRAS
description Nesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.
author_additional Campos, Maria Sandra
author_additionalStr Campos, Maria Sandra
format Dissertação
author Alves, Maria Bernadete Bonini
author2 http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
author2Str http://lattes.cnpq.br/0515783276195089
title O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_short O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_full O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_fullStr O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_full_unstemmed O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
title_sort o ensino da disciplina língua portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
_version_ 1831969398691201024
score 11.753735