Tese

A margem e o tempo: subjetivismo, universalidade e ficção

Este trabalho consiste num estudo dos conceitos de universalismo e regionalismo literários, bem como suas implicações no estudo do Romance. As narrativas romanescas têm sido frequentemente categorizadas ora como regionalistas, ora como universais. No entanto, tal classificação costuma ser feita de f...

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Autor principal: Silva, Victor Leandro da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9607880039589291
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5171
Resumo:
Este trabalho consiste num estudo dos conceitos de universalismo e regionalismo literários, bem como suas implicações no estudo do Romance. As narrativas romanescas têm sido frequentemente categorizadas ora como regionalistas, ora como universais. No entanto, tal classificação costuma ser feita de forma arbitrária, uma vez que as bases sob as quais esses conceitos são aplicados não são consistentes, o que abre caminho para a afirmação de que estes são usados exclusivamente com fins de marginalização de certas manifestações literárias. Em visto disso, a pesquisa aqui realizada procura estabelecer outras formas pelas quais o local e o universal podem ser pensados no romance, utilizando para isso as perspectivas abertas pelas reflexões do filósofo francês Paul Ricoeur acerca da narratividade, as quais permitem pensar o romance como dotado de dimensões que abarcam tanto os aspectos particulares quanto universalizantes da trama. A fim de verificar a consistência da análise, o estudo irá voltar-se para as obras Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, Beiradão, de Álvaro Maia, e Galvez imperador do Acre, de Márcio Souza, que, independente de terem sido elaboradas por autores de fora dos grandes centros, apresentam elementos que permitem alinhá-las ao panorama geral do romance, ao passo que guardam características que as aproximam de seu contexto original de realização.