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Dissertação
Por uma Geografia Indígena: uma análise do ensino de Geografia nas Licenciaturas Indígenas Interculturais da Universidade Federal do Amazonas
A educação indígena é hoje uma realidade em muitos municípios e escolas diferenciadas pelo Brasil, porém para implementá-la definitivamente a formação de professores é imprescindível. Uma formação também diferenciada para assegurar os direitos em leis estabelecidas. Com isso a partir de 2005 com...
Autor principal: | Fontes, Thaline Ferreira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8805569410240701 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5244 |
Resumo: |
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A educação indígena é hoje uma realidade em muitos municípios e escolas
diferenciadas pelo Brasil, porém para implementá-la definitivamente a formação de
professores é imprescindível. Uma formação também diferenciada para assegurar os
direitos em leis estabelecidas. Com isso a partir de 2005 com a abertura do edital
PROLIND para as Instituições Federais e Estaduais, criaram-se no Brasil 26 cursos de
Licenciaturas Indígenas Interculturais, sendo duas dessas realizadas na Universidade
Federal do Amazonas – UFAM. Diante disso, a pesquisa buscou analisar os
componentes geográficos desenvolvidos pelos professores nestes cursos, como
instrumento para entendê-la como princípio de autonomia e conhecimento do território.
Todos os cursos nasceram de uma demanda dos povos indígenas e principalmente por
lideranças e professores das escolas indígenas diferenciadas ou não, visando uma
educação indígena superior própria e principalmente, construída por eles e para eles.
Nos procedimentos metodológicos constam levantamentos de fontes primárias com
trabalho de campo, entrevistas abertas, observação participante e secundárias, com
análise documental dos projetos pedagógicos e todo o processo de construção e
metodologia da dissertação foi elaborada a partir do mapa conceitual, respondendo aos
objetivos que norteiam a dissertação. Discute-se como foi o processo de construção dos
cursos e o trabalho realizado por eles a partir das metodologias desenvolvidas por cada
um e como tornam-se um diferencial para a construção de uma Educação Indígena
Superior ou Educação Superior Indígena. A construção de uma discussão sobre
Educação Indígena Superior que é construída pelos estudantes indígenas, onde se
trabalha os conhecimentos tradicionais e ocidentais juntos e Educação Superior
Indígena onde somente é trabalhado o conhecimento Ocidental não valorizando os
conhecimentos tradicionais, para o entendimento da educação diferenciada no país que
ainda continua sendo colonizadora. O que é a geografia então para o indígena? É um
conhecimento sobre o espaço/território sem divisões, sem dicotomia, é integrado, é o
Homem e a Natureza, porém muitas vezes a escola indígena influenciada pela ciência
ocidental, continua a insistir na dicotomia com os não indígenas dividindo os
conhecimentos. Na concepção indígena isso não acontece. O espaço onde interage
homem e natureza, onde não pode ser dissociado. Desta forma, poucos conseguem
desenvolver a definição ocidental de geografia, e mesmo com visões e concepções
diferentes são os povos indígenas que conseguem fazê-lo e não a sociedade que
continua separando. |