Relatório de Pesquisa

O ensino via pesquisa como processo educativo e valorização cultural indígena

A pesquisa pretende analisar como a metodologia do Ensino Via Pesquisa aplicada na escola Ye pa Mahsã através das pesquisas realizadas por alunos pode ser um instrumento de valorização da cultura indigena ao mesmo tempo contribuir para a sistematização dos saberes indigenas. Neste sentido, após 5...

ver descrição completa

Autor principal: Thaline Ferreira Fontes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2349
Resumo:
A pesquisa pretende analisar como a metodologia do Ensino Via Pesquisa aplicada na escola Ye pa Mahsã através das pesquisas realizadas por alunos pode ser um instrumento de valorização da cultura indigena ao mesmo tempo contribuir para a sistematização dos saberes indigenas. Neste sentido, após 5 anos de funcionamento cabe uma discussão e reflexão sobre esta metodologia em execução na escola, dos projetos desenvolvidos, a forma de aplicação dos conhecimentos indigenas e não indigenas, as dificuldades enfrentadas pelos professores pois esta proposta metodológica visa romper com uma pedagogia tradicional, promover uma cultura de inovação e ao mesmo fortalecer a identidade étnica dos povos envolvidos. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos escola indígena, cultura e ensino via pesquisa. Para seu desenvolvimento, utilizaremos o método dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com documental e de pesquisa de campo a partir de fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.