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Dissertação
Arte, viagens e benzimento: etnografia da formação do artistaxamã João Kennedy Lima Barreto
A presente pesquisa aborda a etnografia da formação xamânica de um Tukano, Bu’ú Kennedy, buscando evidenciar o lugar da arte, do xamanismo e do estabelecimento de uma rede de circulação e sociabilidade em sua experiência criativa. O texto problematiza o conceito de Arte, Arte Indígena, a partir d...
Autor principal: | Tavares, Rosseline da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9414785210653414 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5254 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52542016-11-25T05:04:08Z Arte, viagens e benzimento: etnografia da formação do artistaxamã João Kennedy Lima Barreto Tavares, Rosseline da Silva Montardo, Deise Lucy Oliveira http://lattes.cnpq.br/9414785210653414 http://lattes.cnpq.br/6344437017920336 Etnobiografia indígena Antropologia da Arte Xamanismo CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDÍGENA A presente pesquisa aborda a etnografia da formação xamânica de um Tukano, Bu’ú Kennedy, buscando evidenciar o lugar da arte, do xamanismo e do estabelecimento de uma rede de circulação e sociabilidade em sua experiência criativa. O texto problematiza o conceito de Arte, Arte Indígena, a partir de suas experiências e percepções, procurando pensar as expressões a partir de um estudo mais pautado no cotidiano, viagens e benzimentos, não necessariamente no estudo dos objetos produzidos por Bu’ú. Apresento o contexto em que o artista está inserido, destacando aspectos do xamanismo a partir do trabalho de campo realizado em Manaus (AM), Olivença (BA), Itabuna (BA), Japurá (AM), Vila Bittencourt (AM), Comunidade São José do Apaporis (AM) e Comunidade Boca do Traíra (Colômbia). This research addresses the ethnography of shamanic formation of a Tukano Indian, Bu'ú Kennedy, seeking to highlight the place of art, shamanism and the establishment of a network of circulation and sociability in their creative experience. The text discusses the concept of Art, Indigenous Art, from their experiences and perceptions, trying to think the expressions from a more guided study in daily life, travel and benzimentos [spiritual protection], not necessarily in the study of objects produced by Bu'ú. I present the context in which the artist is inserted, highlighting aspects of shamanism from the fieldwork carried out in Manaus (AM), Olivença (BA) Itabuna (BA), Japurá (AM), Vila Bittencourt (AM), São José do Apaporis Community (AM) and the Boca Traíra Community (Colômbia). CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2016-11-24T14:18:54Z 2015-09-04 Dissertação TAVARES, Rosseline da Silva. Arte, viagens e benzimento: etnografia da formação do artistaxamã João Kennedy Lima Barreto. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5254 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Etnobiografia indígena Antropologia da Arte Xamanismo CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDÍGENA |
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A presente pesquisa aborda a etnografia da formação xamânica de um Tukano, Bu’ú
Kennedy, buscando evidenciar o lugar da arte, do xamanismo e do estabelecimento de uma
rede de circulação e sociabilidade em sua experiência criativa. O texto problematiza o
conceito de Arte, Arte Indígena, a partir de suas experiências e percepções, procurando pensar
as expressões a partir de um estudo mais pautado no cotidiano, viagens e benzimentos, não
necessariamente no estudo dos objetos produzidos por Bu’ú. Apresento o contexto em que o
artista está inserido, destacando aspectos do xamanismo a partir do trabalho de campo
realizado em Manaus (AM), Olivença (BA), Itabuna (BA), Japurá (AM), Vila Bittencourt
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