/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada...
Autor principal: | Pessoa, Ubiratan Nogueira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8381269606287774 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5267 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52672018-08-23T14:57:34Z Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio Pessoa, Ubiratan Nogueira Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/8381269606287774 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Permutação Caótica Análise Combinatória Modelagem Matemática Ensino- Aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho. This study aims to present an analysis of Study Combinatorial - permutation Chaotic through mathematical modeling as a strategy in the rescue of a significant teaching mathematics in high school . Therefore, we present permutation Chaotic as a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus prepared a proposal of class for students of basic and secondary education in which are carried out activities so that students know permutation Chaotic , learn to use it and apply it in various types of problem situations involving a other disciplines such as Biology, Chemical and Portuguese. The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success will also be detailed in this work . CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-11-25T15:01:10Z 2016-06-16 Dissertação PESSOA, Ubiratan Nogueira. Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Permutação Caótica Análise Combinatória Modelagem Matemática Ensino- Aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
spellingShingle |
Permutação Caótica Análise Combinatória Modelagem Matemática Ensino- Aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Pessoa, Ubiratan Nogueira Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
topic_facet |
Permutação Caótica Análise Combinatória Modelagem Matemática Ensino- Aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação
Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino
significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica
como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão
de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para
os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante
conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos
de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química
e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários,
bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho. |
author_additional |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro |
author_additionalStr |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro |
format |
Dissertação |
author |
Pessoa, Ubiratan Nogueira |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8381269606287774 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8381269606287774 |
title |
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
title_short |
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
title_full |
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
title_fullStr |
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio |
title_sort |
análise combinatória: estudo de permutação caótica no ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267 |
_version_ |
1831969423793061888 |
score |
11.753896 |