Dissertação

Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio

Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada...

ver descrição completa

Autor principal: Pessoa, Ubiratan Nogueira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8381269606287774
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5267
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-52672018-08-23T14:57:34Z Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio Pessoa, Ubiratan Nogueira Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/8381269606287774 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Permutação Caótica Análise Combinatória Modelagem Matemática Ensino- Aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho. This study aims to present an analysis of Study Combinatorial - permutation Chaotic through mathematical modeling as a strategy in the rescue of a significant teaching mathematics in high school . Therefore, we present permutation Chaotic as a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus prepared a proposal of class for students of basic and secondary education in which are carried out activities so that students know permutation Chaotic , learn to use it and apply it in various types of problem situations involving a other disciplines such as Biology, Chemical and Portuguese. The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success will also be detailed in this work . CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-11-25T15:01:10Z 2016-06-16 Dissertação PESSOA, Ubiratan Nogueira. Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Permutação Caótica
Análise Combinatória
Modelagem Matemática
Ensino- Aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Permutação Caótica
Análise Combinatória
Modelagem Matemática
Ensino- Aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Pessoa, Ubiratan Nogueira
Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
topic_facet Permutação Caótica
Análise Combinatória
Modelagem Matemática
Ensino- Aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Pessoa, Ubiratan Nogueira
author2 http://lattes.cnpq.br/8381269606287774
author2Str http://lattes.cnpq.br/8381269606287774
title Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
title_short Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
title_full Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
title_fullStr Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
title_full_unstemmed Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
title_sort análise combinatória: estudo de permutação caótica no ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267
_version_ 1831969423793061888
score 11.753896