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Dissertação
Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
Este trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e...
Autor principal: | Antunes, Oziel Coelho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6206155403814595 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-53082016-12-03T05:03:42Z Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem Antunes, Oziel Coelho Oliveira, Elaine Harada Teixeira de http://lattes.cnpq.br/6206155403814595 http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 Ambiente Virtual de Aprendizagem Educação a Distância Aprendizagem móvel Evasão escolar Virtual learning environment Distance learning Mobile learning Truancy CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Este trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e submetido à validação de professores e tutores em turmas de ensino semipresencial e a distância. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório e conduziu-se por intermédio de um estudo de caso em que se buscou fazer um comparativo de duas turmas: uma utilizando o Moodle convencional e outra usando, além do Moodle convencional, também um aplicativo Moodle para dispositivos móveis. O objetivo foi identificar elementos relevantes nos registros de dados e logs de acesso do AVA Moodle que pudessem fornecer alguma informação referente à interação e ao desempenho dos alunos e assim determinar a correlação existente entre esses elementos, por meio de análises estatísticas. A motivação para este estudo surgiu da observação de cursos de Educação a Distância ministrados pelo CED da UFAM em que foi verificado um índice significativo de evasão. Espera-se que esta pesquisa possibilite encontrar elementos que auxiliem a tomada de medidas preventivas e assim contribuir para o combate à reprovação, à desistência e à evasão escolar. This research provides a mechanism to support the analysis and comparison of the interaction and the performance of students in the Moodle virtual learning environment through mobile devices and desktop computers. The proposed mechanism is based on a plugin provided to validation of teachers and tutors in classes and distance education. The methodology used in this survey was exploratory and was conducted through a case study where a comparison of two classes were made, one using conventional Moodle and the other using Moodle application for mobile devices. The goal was to identify relevant elements in the data records and access logs of VLE Moodle that could provide some information regarding student interaction and performance, and so determine the correlation that exists between these elements by statistical analysis. The motivation for this study began from the observation of distance education courses taught by the UFAM CED where a significant rate of withdrawal was detected. It is hoped that this research makes it possible to find elements that support using preventive measures and thus contribute to combating the disapproval, withdrawal and school evasion FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-12-02T13:26:21Z 2016-08-12 Dissertação ANTUNES, Oziel Coelho. Um mecanismo para apoiar a análise da interação e do desempenho de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5308 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
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Este trabalho teve como propósito fornecer um mecanismo de apoio à análise e comparação da interação e do desempenho de alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle por meio do uso de dispositivos móveis e de computadores desktops. O mecanismo proposto foi baseado em um plugin disponibilizado e submetido à validação de professores e tutores em turmas de ensino semipresencial e a distância. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório e conduziu-se por intermédio de um estudo de caso em que se buscou fazer um comparativo de duas turmas: uma utilizando o Moodle convencional e outra usando, além do Moodle convencional, também um aplicativo Moodle para dispositivos móveis. O objetivo foi identificar elementos relevantes nos registros de dados e logs de acesso do AVA Moodle que pudessem fornecer alguma informação referente à interação e ao desempenho dos alunos e assim determinar a correlação existente entre esses elementos, por meio de análises estatísticas. A motivação para este estudo surgiu da observação de cursos de Educação a Distância ministrados pelo CED da UFAM em que foi verificado um índice significativo de evasão. Espera-se que esta pesquisa possibilite encontrar elementos que auxiliem a tomada de medidas preventivas e assim contribuir para o combate à reprovação, à desistência e à evasão escolar. |
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