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Dissertação
Benefícios da atividade do brincar durante procedimentos invasivos e dolorosos em crianças hospitalizadas
As crianças aprendem com o brinquedo o que ninguém lhe pode ensinar, pois o ato de brincar prepara para a vida, compreendendo a cultura do meio em que vive, buscando sempre integrar-se às condições que o mundo lhe oferece. O brinquedo no ambiente hospitalar pediátrico é um instrumento mediador pa...
Autor principal: | Sabino, Aderlaine da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2222836084018082 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5328 |
Resumo: |
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As crianças aprendem com o brinquedo o que ninguém lhe pode ensinar, pois o ato de brincar
prepara para a vida, compreendendo a cultura do meio em que vive, buscando sempre
integrar-se às condições que o mundo lhe oferece. O brinquedo no ambiente hospitalar
pediátrico é um instrumento mediador para minimizar os possíveis estresses decorrentes dos
procedimentos invasivos e dolorosos. Constitui-se como objetivo: Investigar os benefícios da
atividade do brincar para as crianças hospitalizadas submetidas aos procedimentos invasivos e
dolorosos. Foi utilizado estudo de natureza qualitativa, descritivo-exploratório, baseado na
análise categorial temática. A produção dos dados foi obtida por meio de observação não
participante registrados no diário de campo em um Hospital de referência de Manaus-AM.
Participaram 16 crianças, com idade entre 4 à 12 anos internadas na clínica cirúrgica
submetidas a procedimentos dolorosos e invasivos. Da análise sobre a caracterização do perfil
das crianças hospitalizadas houve prevalência da faixa etária entre 04 a 06 anos, sexo
masculino; os brinquedos de maior preferência durante a atividade do brincar com as crianças
hospitalizadas indicaram em ordem de menor para maior interesse: os materiais para pintar e
desenhar, boneca, carrinho, pião luminoso, jogo da memória e balão, e, despertaram interesse
imediato os jogos eletrônicos; As reações das crianças frente aos procedimentos invasivos e
dolorosos em uso do brinquedo na idade pré-escolar foram: verbalizar recusando,
choramingar, gritar, chamar pelos pais, empurrar, movimentar o corpo e aceitação quando
compreendia o que iria ocorrer naquele momento e nas de idade escolar: protestar,
choramingar e sinalizar dor através de expressão facial; Os benefícios do brincar diante dos
procedimentos: promover as inter-relações entre as crianças, familiares e equipe de
enfermagem, auxiliar as crianças no enfrentamento das experiências do processo de
internação/cuidado, lidar com as perdas de sua realidade cotidiana, influenciar no
comportamento das crianças no ambiente hospitalar, no sentido de informar e preparar a
criança para os procedimentos necessários para seu tratamento, amparando-as nos conflitos
decorrentes da doença e da hospitalização. As intervenções mediadas pelo brinquedo
contribuem para mudanças capazes de despertar na criança o interesse e satisfação, mesmo
quando submetida a intervenções com procedimentos dolorosos e invasivos, minimizando
assim os efeitos estressores. Portanto, os objetivos da pesquisa foram alcançados quanto ao
seu propósito identificados na temática, entretanto há necessidade de novas pesquisas
utilizando outros métodos. |