/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
A educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de...
Autor principal: | Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7751474831569252 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337 |
Resumo: |
---|
A educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma
conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho,
evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos
docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à
ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de
campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na
Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto
por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos
sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o
desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola
ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores
e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna. |