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Dissertação
Identidade ressignificada: religião e urbanismo no cotidiano dos Sateré-Mawé da comunidade I’Apyrehyt
O presente trabalho busca demonstrar o processo de ressignificação da identidade dos Sateré- Mawé da comunidade I’apyrehyt que está localizada na área urbana de Manaus/AM. Para compreender tal processo elegemos as variáveis que norteiam este trabalho com o intuito de compreender esse processo res...
Autor principal: | Vale, Jerry Araújo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0045495478917197 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5361 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-53612016-12-14T05:04:08Z Identidade ressignificada: religião e urbanismo no cotidiano dos Sateré-Mawé da comunidade I’Apyrehyt Vale, Jerry Araújo Morga, Antônio Emílio http://lattes.cnpq.br/0045495478917197 http://lattes.cnpq.br/3544570035986414 Sateré-Mawé Identidade Cultura Religião Urbanismo IASD - Igreja Adventista do Sétimo Dia Indigenismo Comunidade indígena CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA O presente trabalho busca demonstrar o processo de ressignificação da identidade dos Sateré- Mawé da comunidade I’apyrehyt que está localizada na área urbana de Manaus/AM. Para compreender tal processo elegemos as variáveis que norteiam este trabalho com o intuito de compreender esse processo ressignificador das identidades Sateré-Mawé citadinas, a saber, a migração do grupo familiar que deu origem à Comunidade I’apyrehyt, saindo da Terra Indígena (TI) Andirá em direção à Manaus; a influência da religião e do urbanismo que a cidade de Manaus exerce sobre os Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt e o processo educacional dentro e fora da comunidade I’apyrehyt como variáveis da ressignificação das identidades primeiras dos Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt. Dentro das varáveis destacamos o papel da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) que influenciou diretamente essa ressignificação por intermédio de sua persuasão religiosa, o papel do urbanismo da cidade de Manaus que corrobora para ressignifar essas identidades primeiras e o papel da escola no processo educacional. A pesquisa tem como objetivo geral, a análise da ressignificação da identidade Sateré-Mawé na comunidade indígena I’apyrehyt à luz da IASD. Os objetivos específicos são: analisar os motivos que favoreceram o processo migratório dos Sateré-Mawé do grupo familiar de Dona Tereza Silva para a Região Metropolitana de Manaus; evidenciar a formação e organização da comunidade indígena I’apyrehyt; compreender a relação da comunidade I’apyrehyt com a prática religiosa da IASD e sua influência nos mitos e lendas Sateré-Mawé, bem como expor o processo educacional das crianças Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt e a influência urbana no processo educacional. Utilizamos a metodologia da História Oral não somente por entendermos que a mesma nos permite diminuir as lacunas deixadas pelo tempo e pela ausência de fontes documentais, mas também pelo fato de ela ser uma excelente fonte de compreensão da História do tempo presente. This research aims to demonstrate the identity reframing process of Sateré-Mawé’s Indian I’apyrehyt Community that is located in Manaus. We elected the main aspects that guide this search, in order to understand this entities’ process: as the migration of the family group whose gave rise to the Indian Community who left Andirá to Manaus; the religion and urbanism influence exerted by Manaus at the Community; and the educational process done inside and outside the Indian I’apyrehyt Community. We focused on not only the Seventh- Day Adventist Church importance, due to the fact this Church had influenced the Community by religious persuasion, but also the role Manaus’ urbanism project, besides the educational process of the school. The general purpose of this research is the analysis of Sateré-Mawé’s identity redefinition at I’apyrehyt Community by the Church. The specific goals are to analyze the reasons that favored the migration process from Tereza Silva familiar group to Manaus; evidence the Indian I’apyrehyt Community organization and foundation; realize the relationship between that Community and the Church, and report the children educational process from that Indian Community, as well as the urbanism influence. We chose to use the Oral History Methodology because it reduces the gaps left by time and data. Therefore, this technique helps to understand the history in a real time. Agência de Fomento não informada 2016-12-13T13:19:39Z 2016-07-28 Dissertação VALE, Jerry Araújo. Identidade ressignificada: religião e urbanismo no cotidiano dos Sateré-Mawé da comunidade I’Apyrehyt. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5361 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O presente trabalho busca demonstrar o processo de ressignificação da identidade dos Sateré-
Mawé da comunidade I’apyrehyt que está localizada na área urbana de Manaus/AM. Para
compreender tal processo elegemos as variáveis que norteiam este trabalho com o intuito de
compreender esse processo ressignificador das identidades Sateré-Mawé citadinas, a saber, a
migração do grupo familiar que deu origem à Comunidade I’apyrehyt, saindo da Terra
Indígena (TI) Andirá em direção à Manaus; a influência da religião e do urbanismo que a
cidade de Manaus exerce sobre os Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt e o processo
educacional dentro e fora da comunidade I’apyrehyt como variáveis da ressignificação das
identidades primeiras dos Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt. Dentro das varáveis
destacamos o papel da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) que influenciou diretamente
essa ressignificação por intermédio de sua persuasão religiosa, o papel do urbanismo da
cidade de Manaus que corrobora para ressignifar essas identidades primeiras e o papel da
escola no processo educacional. A pesquisa tem como objetivo geral, a análise da
ressignificação da identidade Sateré-Mawé na comunidade indígena I’apyrehyt à luz da
IASD. Os objetivos específicos são: analisar os motivos que favoreceram o processo
migratório dos Sateré-Mawé do grupo familiar de Dona Tereza Silva para a Região
Metropolitana de Manaus; evidenciar a formação e organização da comunidade indígena
I’apyrehyt; compreender a relação da comunidade I’apyrehyt com a prática religiosa da IASD
e sua influência nos mitos e lendas Sateré-Mawé, bem como expor o processo educacional das
crianças Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehyt e a influência urbana no processo
educacional. Utilizamos a metodologia da História Oral não somente por entendermos que a
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