/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Vozes à margem: representações do feminino e do realismo animista em A confissão da leoa
Nesta dissertação nos dedicamos à leitura do romance do escritor moçambicano Mia Couto, A confissão da leoa, com o intuito de enlaças dois aspectos que aparecem de forma acentuada na produção literária do autor: o Realismo Animista e a representação do feminino. Para isso, antes, se fez necessário...
Autor principal: | Castro, Karina Lobo Magalhães |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9740138731314524 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5386 |
Resumo: |
---|
Nesta dissertação nos dedicamos à leitura do romance do escritor moçambicano Mia Couto, A confissão da leoa, com o intuito de enlaças dois aspectos que aparecem de forma acentuada na produção literária do autor: o Realismo Animista e a representação do feminino.
Para isso, antes, se fez necessário um apanhado teórico que elucidasse as marcas do colonialismo europeu no contexto social africano para então compreender a situação periférica tanto da mulher, quanto das culturas autóctones em África. Trazendo o conceito de Realismo Animista, proposto por Pepetela e avigorado por Harry Garuba, adentramos na concepção anímica de mundo africana, assim como, ao propor reflexões acerca do patriarcalismo pudemos observar também a condição marginal à que a mulher é submetida na sociedade moçambicana. Desse modo, ao considerarmos que em África as questões sociais e culturais estão intrinsecamente ligadas à representação anímica da realidade, o fio da meada desta análise é encontrar os aspectos do Realismo Animista que tecem as representações da mulher no romance em questão. |