/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia
O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que...
Autor principal: | Farias, Izabely Barbosa |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7358735298409039, https://orcid.org/0000-0002-2571-2085 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464 |
Resumo: |
---|
O percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga. |