Dissertação

A saúde auditiva em Manaus: reflexões sobre os serviços de atenção à saúde auditiva a partir do Centro Especializado em Reabilitação em Saúde Auditiva, Física e Visual (CER III)

A política de saúde brasileira é elevada ao status de política pública, dever do Estado e direito de cidadania, ao ser consagrada na Carta Magna de 1988 juntamente com a Previdência e a Assistência Social. A partir de então se tem presenciado um movimento contínuo de avanços e regressos na ampliação...

ver descrição completa

Autor principal: Hauradou, Gladson Rosas
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8443589469041665
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5407
Resumo:
A política de saúde brasileira é elevada ao status de política pública, dever do Estado e direito de cidadania, ao ser consagrada na Carta Magna de 1988 juntamente com a Previdência e a Assistência Social. A partir de então se tem presenciado um movimento contínuo de avanços e regressos na ampliação do acesso aos vários bens e serviços na área da saúde individual e coletiva. Dentre os avanços destaca-se a crescente ampliação de bens e serviços destinados às pessoas com deficiência. Tal ampliação é resultado de vários movimentos sociais e de intelectuais ligados à causa tanto nacional quanto internacionalmente. Assim, data de 2002 a criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa “Portadora” de Deficiência e em 2004 a instituição da Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa “Portadora” de Deficiência Auditiva que fora revogada com a emergência da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência no ano de 2012 como parte do Plano Viver Sem Limite. Nesse contexto, situam-se os Centros Especializados em Reabilitação os quais pressupõem a promoção do atendimento integral conforme os princípios e determinações da política de saúde brasileira. Desse modo, buscou-se com o presente estudo analisar os serviços de atenção à saúde auditiva dispensados pelo Centro Especializado em Reabilitação em Saúde Auditiva, Física e Visual (CER III) em Manaus. A metodologia adotada desenvolveu-se considerando três momentos distintos, porém, articulados entre si. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa referem-se ao uso da abordagem qualitativa, com aplicação de um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas à equipe técnica do Módulo Auditivo do CER III e junto à coordenadora do referido centro. Destaca-se que os sujeitos potenciais da pesquisa foram 10 (Dez) em sua totalidade, mas a pesquisa atingiu 90% do que se propôs investigar. Os resultados expressam desafios que se configuram na escassez de recursos humanos, equipamentos e materiais que guardam relação, em parte, com a insuficiente destinação de recursos financeiros que deem conta das demandas por saúde, bem como em relação às limitações ligadas ao processo vigente de reforma do CER III. Contudo, a equipe vê como positiva a concretização cotidiana do acesso aos bens e serviços em saúde auditiva ainda que se constatem as limitações nas ordens antes mencionadas. Além disso, destacam que com a finalização da reforma do CER III, e o retorno das atividades regularmente com recursos humanos, materiais e equipamentos em conformidade com as determinações da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência vislumbra-se a materialização do atendimento integral aos demandantes por saúde auditiva no CER III em Manaus.