Dissertação

A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora

O presente trabalho objetivou analisar as contribuições e potencialidades das abordagens didáticas da simulação virtual e da prática experimental problematizadora na Química como princípio formativo, no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi “Os Estados Físicos da Matéria”. Utilizou-se como ferram...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Gerla Myrcea Lima da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2895087586350464
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5517
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5517
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55172018-04-12T12:23:56Z A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora Silva, Gerla Myrcea Lima da Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/2895087586350464 http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Moraes, Maria de Fátima Castro Amorim de Brito, Luiz Carlos Cerquinho de Simulação Virtual Experimentação Problematizadora Química - Ensino e Aprendizagem Virtual Simulation Experimentation CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA O presente trabalho objetivou analisar as contribuições e potencialidades das abordagens didáticas da simulação virtual e da prática experimental problematizadora na Química como princípio formativo, no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi “Os Estados Físicos da Matéria”. Utilizou-se como ferramenta computacional a simulação virtual PhET Estados da Matéria (1.10) da Universidade do Colorado, por apresentar caráter lúdico, interativo, dinâmico e por tornar possível a visualização em tempo real do movimento e interação das partículas. Para a prática experimental realizou-se a mudança de estado físico da naftalina, sendo desenvolvida pelos alunos e mediada pelo professor, levando-os ao processo de desenvolvimento da curiosidade, investigação e descoberta. Cada ferramenta apresentou-se com característica peculiar e com qualidades variadas, despertando o interesse e motivação dos alunos. Utilizou-se a proposta metodológica adaptada com base na abordagem de Paulo Freire, o qual consiste em dividir a atividade educativa em três momentos pedagógicos (3MP), a saber: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de oficina com 3h/aulas semanais de 50 minutos cada, totalizando 13 encontros, numa turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de Manaus. Assumiu-se a pesquisa-ação como norteadora das atividades realizadas. Entendemos a pesquisa como qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos através de observação, questionários e entrevista e tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a abordagem utilizada é promissora, pois promoveu de maneira significativa a reconstrução dos conhecimentos com desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos. The research aimed to analyse the contributions and potentialities of the didactic approaches of virtual simulation and experimental practical for questions in the chemistry as formative principle, on high school. The content addressed was “The Physical States of Material”. It was employed how a computer tool the virtual simulation states of material PhET (1.10) from Colorado University, because it presents ludic, interactive, dynamic features and it makes possible the visualization , on real time, of the motion and interation particles. For the experiment it was held the naphtalene physical state change, developed by the students, and oriented by the theacher, Who conducted the students to develop the curiosity, investigation and Discovery. Each tool presented a peculiar feature and different qualities, arousing the interest and motivation of the students. It was used the methodological proposal adapted based on the Paulo Freires’s approach whom consists to divide the educational activities in three pedagogical moments (3MP), to know: Inicial problematization, the arrangement of the knowledge and the knowledge application. The development of the study hás ensued by workshop, in a space of time in 3h/weekly class during 13 meetings, in a first year class on the state public high school from Manaus. We tool on the research-action how guiding of the activities that were fulfilled. We perceived the research was qualitative and descriptive. The data were obtained by observation, questionaire appointments and the data were processed according to content analysis. The results show that the used approach is promising because it promoted significantly, the reconstruction of knowledge developing the student’s cognitive skills. 2017-02-17T13:15:05Z 2016-10-16 Dissertação SILVA, Gerla Myrcea Lima da. A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5517 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Simulação Virtual
Experimentação Problematizadora
Química - Ensino e Aprendizagem
Virtual Simulation
Experimentation
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
spellingShingle Simulação Virtual
Experimentação Problematizadora
Química - Ensino e Aprendizagem
Virtual Simulation
Experimentation
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Silva, Gerla Myrcea Lima da
A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
topic_facet Simulação Virtual
Experimentação Problematizadora
Química - Ensino e Aprendizagem
Virtual Simulation
Experimentation
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description O presente trabalho objetivou analisar as contribuições e potencialidades das abordagens didáticas da simulação virtual e da prática experimental problematizadora na Química como princípio formativo, no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi “Os Estados Físicos da Matéria”. Utilizou-se como ferramenta computacional a simulação virtual PhET Estados da Matéria (1.10) da Universidade do Colorado, por apresentar caráter lúdico, interativo, dinâmico e por tornar possível a visualização em tempo real do movimento e interação das partículas. Para a prática experimental realizou-se a mudança de estado físico da naftalina, sendo desenvolvida pelos alunos e mediada pelo professor, levando-os ao processo de desenvolvimento da curiosidade, investigação e descoberta. Cada ferramenta apresentou-se com característica peculiar e com qualidades variadas, despertando o interesse e motivação dos alunos. Utilizou-se a proposta metodológica adaptada com base na abordagem de Paulo Freire, o qual consiste em dividir a atividade educativa em três momentos pedagógicos (3MP), a saber: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de oficina com 3h/aulas semanais de 50 minutos cada, totalizando 13 encontros, numa turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de Manaus. Assumiu-se a pesquisa-ação como norteadora das atividades realizadas. Entendemos a pesquisa como qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos através de observação, questionários e entrevista e tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a abordagem utilizada é promissora, pois promoveu de maneira significativa a reconstrução dos conhecimentos com desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos.
author_additional Souza, Renato Henriques de
author_additionalStr Souza, Renato Henriques de
format Dissertação
author Silva, Gerla Myrcea Lima da
author2 http://lattes.cnpq.br/2895087586350464
author2Str http://lattes.cnpq.br/2895087586350464
title A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
title_short A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
title_full A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
title_fullStr A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
title_full_unstemmed A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
title_sort pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5517
_version_ 1831969474059698176
score 11.753735