Dissertação

Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os obstáculos didáticos da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental na construção do conhecimento sobre o conteúdo de função quadrática, visando a superação com uma sequência didática atrelada ao GeoGebra. Tomamos por hipótese de que soment...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Elvécio Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2677019875001531
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5551
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5551
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55512018-03-14T15:11:10Z Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II Lima, Elvécio Pereira Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/2677019875001531 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Disney Douglas de Lima Cabral, Valtemir Martins Oliveira, Nilomar Vieira de Função Quadrática Geogebra Teoria das Situações Didáticas Registro de Representação Semiótica Function Quadratic Theory of Didactic Situations Semiotics Representation record CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os obstáculos didáticos da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental na construção do conhecimento sobre o conteúdo de função quadrática, visando a superação com uma sequência didática atrelada ao GeoGebra. Tomamos por hipótese de que somente a utilização da abordagem e atividades do livro didático, pode causar obstáculos didáticos e a aplicação de uma sequência didática, sobre função quadrática, voltada para os seus coeficientes e parâmetros com translações de modo dinâmico, contribuirá para a superação do obstáculo didático. Fundamenta-se nos princípios da Engenharia Didática com gerenciamento na elaboração, aplicação de uma sequência didática e confronto entre a análise a priori e a posteriori sobre a coleta de dados. Está embasada na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A sequência didática orienta-se na pesquisa de Maia (2007) e um Trabalho de Duval (2011) Gráficos e equações: a articulação de dois registros. A ferramenta de ensino utilizada na sequência didática foi o GeoGebra, além do uso do papel e lápis. A sequência foi aplicada a um grupo de cinco estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual na cidade de Manaus-Amazonas. Foram analisados os protocolos dos cinco estudantes que participaram de todas as atividades. Os resultados obtidos nos levam a concluir que foram identificados e analisados os obstáculos didáticos sobre função quadrática e que a sequência didática em conjunto com o Geogebra foi fundamental na superação destes obstáculos The objective of this assignment is to identify and to analyze the didactic obstacles of learning from students of elementary school in the construction of knowledge about the content of a quadratic function, aiming to overcome with a teaching sequence linked to GeoGebra. We hypothetically only the use of approach and activities of the textbook, may cause learning obstacles in the application of a didactic sequence over quadratic function, focused on its coefficients and parameters of translations dynamically that will help to overcome of them. It is based on the principles of Didactic Engineering with management in the development, application of a didactic sequence and confrontation between the analysis a priori and a posteriori on data collection. It is grounded in the Theory of Didactic Situations from Brousseau and in the Theory of Semiotics Representation Registers from Raymond Duval. The didactic sequence is oriented in Maia’s research (2007), and Duval’s assignment (2011) charts and equations: the articulation of two records. The teaching tool used in the teaching sequence was GeoGebra,besides the use of paper and pencil. The sequence was applied to a group of five students from the 9th grade of elementary school II at a state public school in the city of Manaus, Amazonas. The protocols of the five students who participated in all activities were analyzed, and these achieved results lead us to conclude that the educational obstacles were identified and analyzed on quadratic function and the didactic sequence in conjunction with the Geogebra was essential in overcoming these challenges. 2017-03-07T09:50:39Z 2016-10-21 Dissertação LIMA, Elvécio Pereira. Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5551 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Função Quadrática
Geogebra
Teoria das Situações Didáticas
Registro de Representação Semiótica
Function Quadratic
Theory of Didactic Situations
Semiotics Representation record
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Função Quadrática
Geogebra
Teoria das Situações Didáticas
Registro de Representação Semiótica
Function Quadratic
Theory of Didactic Situations
Semiotics Representation record
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Lima, Elvécio Pereira
Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
topic_facet Função Quadrática
Geogebra
Teoria das Situações Didáticas
Registro de Representação Semiótica
Function Quadratic
Theory of Didactic Situations
Semiotics Representation record
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os obstáculos didáticos da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental na construção do conhecimento sobre o conteúdo de função quadrática, visando a superação com uma sequência didática atrelada ao GeoGebra. Tomamos por hipótese de que somente a utilização da abordagem e atividades do livro didático, pode causar obstáculos didáticos e a aplicação de uma sequência didática, sobre função quadrática, voltada para os seus coeficientes e parâmetros com translações de modo dinâmico, contribuirá para a superação do obstáculo didático. Fundamenta-se nos princípios da Engenharia Didática com gerenciamento na elaboração, aplicação de uma sequência didática e confronto entre a análise a priori e a posteriori sobre a coleta de dados. Está embasada na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A sequência didática orienta-se na pesquisa de Maia (2007) e um Trabalho de Duval (2011) Gráficos e equações: a articulação de dois registros. A ferramenta de ensino utilizada na sequência didática foi o GeoGebra, além do uso do papel e lápis. A sequência foi aplicada a um grupo de cinco estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual na cidade de Manaus-Amazonas. Foram analisados os protocolos dos cinco estudantes que participaram de todas as atividades. Os resultados obtidos nos levam a concluir que foram identificados e analisados os obstáculos didáticos sobre função quadrática e que a sequência didática em conjunto com o Geogebra foi fundamental na superação destes obstáculos
author_additional Oliveira, Disney Douglas de Lima
author_additionalStr Oliveira, Disney Douglas de Lima
format Dissertação
author Lima, Elvécio Pereira
author2 http://lattes.cnpq.br/2677019875001531
author2Str http://lattes.cnpq.br/2677019875001531
title Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
title_short Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
title_full Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
title_fullStr Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Sequência didática usando o Geogebra na aprendizagem de função quadrática no Ensino Fundamental II
title_sort sequência didática usando o geogebra na aprendizagem de função quadrática no ensino fundamental ii
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5551
_version_ 1781302190550286336
score 11.674752