/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
O atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas o...
Autor principal: | Souza, Maria das Graças da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3590934803690870 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555 |
Resumo: |
---|
O atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os
processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de
negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na
promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com
a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção
ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria
desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de
promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos
processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de
Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do
Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir
esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo,
análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método
brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise
hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos.
Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses
processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem
como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi
construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de
Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à
interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que
a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram
apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da
Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados,
redesenhados e sugerida a sua melhoria. |