/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A desconstrução da imagem do povo Mura pela perspectiva da crítica pós-colonial
Esta pesquisa analisou as formas de representação sonora literal do povo Mura, tanto no que tange à imagem discursiva quanto à imagem pictórica da época do colonialismo até os dias atuais. O modelo que orientou o processo metodológico deste trabalho se baseou na pesquisa documental, que delimitou...
Autor principal: | Rocha, Betilsa Soares da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1206618993866689 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5597 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa analisou as formas de representação sonora literal do povo Mura, tanto no
que tange à imagem discursiva quanto à imagem pictórica da época do colonialismo até
os dias atuais. O modelo que orientou o processo metodológico deste trabalho se baseou
na pesquisa documental, que delimitou a estrutura do pensamento social na
consolidação da imagem estereotipada do povo indígena Mura, e tem como suporte os
estudos da crítica pós-colonial como pano de fundo, o que possibilitou a compreensão
de que o processo de ocupação e apropriação da Amazônia nas últimas décadas esteve
pautado na crença da modernização como a única força capaz de “desenvolver” a
região, não importando o seu custo social, cultural ou político. O objetivo central deste
trabalho foi trazer à luz as perspectivas em que se deu a consolidação dessa imagem
feita sobre os Mura. A natureza do estudo foi qualitativa, com ênfase na abordagem
documental. O método utilizado é o comparativo dedutivo, com o fim de verificar as
essencialidades e diferenças entre diversos tipos de manifestações culturais,
contribuindo, assim, para a compreensão do comportamento humano e da constatação
das relações que existam entre elas. Como resultado, foram sistematizados os tipos de
imagens icônicas e imagética do povo Mura, contextualizando de acordo com a época e
as pessoas que deram sentidos a determinada reconfiguração do ser Mura. |