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Tese
Insikiran: da política indígena à institucionalização da educação superior
Este estudo discute a criação e inserção do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena no contexto da educação escolar indígena no âmbito da Universidade Federal de Roraima – UFRR, buscando apontar os impactos ocorridos na vida dos povos e comunidades indígenas desta região. A educação esc...
Autor principal: | Freitas, Marcos Antonio Braga de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4061174838028617 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5611 |
Resumo: |
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Este estudo discute a criação e inserção do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena
no contexto da educação escolar indígena no âmbito da Universidade Federal de Roraima –
UFRR, buscando apontar os impactos ocorridos na vida dos povos e comunidades indígenas
desta região. A educação escolar nas comunidades indígenas representa um avanço nos
últimos tempos na medida em que tornou-se uma realidade social com a inserção da escola e
o protagonismo do professor indígena, que passou a assumir as atividades docentes em
detrimento da política assimilacionista e protecionista defendida pelo Serviço de Proteção ao
Índio, desde 1910, prosseguindo com o modelo integracionista implantado pela Funai em
meados dos anos de 1960, a qual veio somar-se às experiências de missões religiosas. Esta
tese busca analisar em que sentido a política de educação superior desenvolvida pela UFRR,
por intermédio do Insikiran, tem tido impacto no desenvolvimento social dos povos indígenas
de Roraima, tendo por base a experiência do Curso de Licenciatura Intercultural implantado
em 2002. A questão indígena em Roraima faz parte do processo histórico que começa com os
relatos dos viajantes sobre a exploração no vale do rio Branco, desde meados do século
XVIII, quando se tem as primeiras notícias dos povos indígenas. A pesquisa foi desenvolvida
na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, onde acontece as atividades didático-pedagógicas
do Insikiran, de onde partimos para analisar o processo de formação de professores indígenas
na escola e comunidade com vistas a perceber os impactos sociais, políticos, educacionais e
culturais desse curso para as organizações e comunidades indígenas de Roraima, tendo por
base os dados qualitativos obtidos juntos aos indígenas do chão de comunidade e suas
lideranças que participam do Conselho do Insikiran. Dentre os múltiplos aspectos revelados
ficou claro o fato de que as relações de poder são elementos fundantes, que instituem o
Insikiran como um espaço de disputa saudável, no contexto da educação superior indígena,
quer seja por parte das organizações dos povos indígenas, quanto por parte da própria
Universidade. Deve-se reconhecer, portanto, à guisa de conclusão, que, por um lado, as
organizações indígenas de Roraima tomam para si, a “paternidade” deste projeto audacioso e
inovador no campo do movimento indígena, e, outro, não deixa de ser, também, um espaço de
poder institucional dentro da Universidade Federal de Roraima que se vê como gestora e
executora deste projeto de educação superior indígena. |