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Dissertação
Situações didáticas na aprendizagem matemática na perspectiva da construção do conhecimento
O estudo teve por finalidade investigar “Como a configuração didático-pedagógica pautada nas situações didáticas pode favorecer a aprendizagem e a construção do conhecimento matemático no ensino fundamental?”, tendo em vista que o modelo de ensino de matemática vigente, em geral, tem como abordag...
Autor principal: | Moçambite, Nixon da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5745278254987786 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5620 |
Resumo: |
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O estudo teve por finalidade investigar “Como a configuração didático-pedagógica pautada
nas situações didáticas pode favorecer a aprendizagem e a construção do conhecimento
matemático no ensino fundamental?”, tendo em vista que o modelo de ensino de
matemática vigente, em geral, tem como abordagem predominante a exposição sumária de
conteúdos, os exercícios e a avaliação que geralmente se resume em provas escritas. Com
base na questão de pesquisa, o trabalho teve por objetivo “estudar o processo de
aprendizagem matemática no 7º ano do ensino fundamental a partir de situações didáticas
na perspectiva da construção do conhecimento”. De forma específica, o estudo buscou
caracterizar e analisar a mobilização dos estudantes no desenvolvimento de sequências
didáticas com conteúdos de matemática; discutir a importância das manifestações orais dos
estudantes diante de situações didáticas como condição para a aprendizagem e construção
do conhecimento matemático; evidenciar os mecanismos de tomada de consciência dos
estudantes por meio da interpretação e da explicação de suas ações frente à situações
didáticas com material concreto e; analisar e refletir sobre as implicações das situações
didáticas em relação ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dessa forma,
para responder a questão de pesquisa e alcançar os objetivos propostos, optou-se pela
abordagem qualitativa, na modalidade experimental, onde por meio do planejamento,
concepção, aplicação e avaliação de uma sequência didática, conforme orientação de
Zabala, fizemos uma intervenção pedagógica, pautada, principalmente, nas bases teóricas
da epistemologia genética de Jean Piaget, na educação dialógica de Paulo Freire e, nos
pressupostos metodológicos das situações didáticas de Guy Brousseau. Na primeira fase da
pesquisa, referente a análise dos dados da observação de sala de aula, das entrevistas e do
teste diagnóstico, os achados indicam que o ensino de matemática fundamenta-se numa
concepção predominantemente empirista, com exposição de conteúdos e repetição de
exercícios, um modelo de ensino antidialógico e unilateral, ou seja, sem interação dialógica
entre professor e estudantes como condição necessária à aprendizagem e a construção do
conhecimento matemático, donde resulta uma aprendizagem baseada na memorização
mecânica de regras, fórmulas e algoritmos, sem tomada de consciência e, portanto, sem
compreensão. Consequentemente, a análise do teste diagnóstico, revela defasagem na
aprendizagem dos sujeitos em relação a conceitos elementares da matemática. Do ponto de
vista epistemológico, os sujeitos apresentam dificuldades de abstração e raciocínio lógico, o
que mostra a limitação da concepção empirista enquanto base epistemológica para o ensino
e aprendizagem de matemática. Em contra partida, o estudo com as situações didáticas
trouxe a perspectiva de uma nova dinâmica e organização didático-pedagógica da sala de
aula de matemática, apoiada na educação dialógica de Freire, donde o diálogo como práxis
do conhecimento construído a partir da ação e da reflexão do sujeito. Nessa perspectiva, a
análise das atividades desenvolvidas pela estratégia das sequências didáticas, com
mediação do professor-pesquisador, indicam condições favoráveis e necessárias à
aprendizagem e construção do conhecimento matemático ao estimular a mobilização, a
manifestação oral, especialmente o diálogo em sala de aula, e a tomada de consciência dos
estudantes, enquanto executam e explicam suas produções. |