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Dissertação
A representação da decadência em Doce pássaro da juventude, de Tennessee Williams, e Crepúsculo dos deuses, de Billy Wilder
O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente a peça Doce pássaro da juventude, de 1959, do dramaturgo Tennessee Williams, e o filme Crepúsculo dos deuses, de 1950, do cineasta Billy Wilder, com foco na decadência, observando como este aspecto foi representado e qual função desemp...
Autor principal: | Abinader, Bernardo Ale |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0241635563036224 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5622 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-56222017-03-22T05:03:41Z A representação da decadência em Doce pássaro da juventude, de Tennessee Williams, e Crepúsculo dos deuses, de Billy Wilder Abinader, Bernardo Ale Silva, Lajosy http://lattes.cnpq.br/0241635563036224 http://lattes.cnpq.br/4220995373459046 Zucolo, Nicia Petreceli Flores, Fulvio Torres Tennessee Williams Billy Wilder Teatro Norte-Americano Cinema Norte-Americano Sociedade americana LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente a peça Doce pássaro da juventude, de 1959, do dramaturgo Tennessee Williams, e o filme Crepúsculo dos deuses, de 1950, do cineasta Billy Wilder, com foco na decadência, observando como este aspecto foi representado e qual função desempenha no texto dramático e no filme. Nos dois objetos de estudo figuram personagens atrizes que, no passado, foram famosas estrelas de cinema, mas que agora se encontram relegadas ao ostracismo por Hollywood. Há personagens masculinas na peça e no filme que desejam, mas não conseguem alcançar a fama na indústria cinematográfica americana e estabelecem uma relação de prostituição com as atrizes. São figuras apresentadas como decadentes, narcisistas, materialistas e que têm finais trágicos. Também há, além dessas, outras personagens e aspectos nas obras selecionadas que expõem facetas decadentes da sociedade americana da época, como a representação do conservadorismo religioso em Doce pássaro da juventude e das relações de trabalho no cinema em Crepúsculo dos deuses. Por meio das personagens nas obras e no modo como elas se relacionam entre si e com a sociedade que as cercam, é possível verificar uma análise feita pelos autores das consequências negativas do capitalismo, da indústria cinematográfica e do puritanismo da sociedade americana. This study has the purpose of analyzing comparatively the play Sweet bird of youth, of 1959, by the playwright Tennessee Williams, and the movie Sunset Boulevard, of 1950, by the filmmaker Billy Wilder, focusing on the decadence, observing how this aspect was represented and what purpose it has in the text and in the film. In both study objects, there are characters who were famous movie stars in the past, but now are relegated to ostracism by Hollywood. There are male characters in the play and the movie who want, but cannot achieve fame in the American film industry and they establish a prostitution relationship with the actresses. These are people presented as decadent, narcissistic, materialistic and have tragic endings. Furthermore, there are other characters and aspects of the selected works that expose decadent facets of American society at the time, as the representation of religious conservatism in Sweet bird of youth and the working relationship in the film Sunset Boulevard. By analyzing the characters in the works and how they relate with each other and with the society which surrounds them, it is possible to verify a commentary done by the authors about the negative consequences of capitalism, of the film industry and of the conservatism in the American society. 2017-03-21T20:16:03Z 2017-02-09 Dissertação ABINADER, Bernardo Ale. A representação da decadência em Doce pássaro da juventude, de Tennessee Williams, e Crepúsculo dos deuses, de Billy Wilder. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5622 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente a peça Doce pássaro da juventude, de
1959, do dramaturgo Tennessee Williams, e o filme Crepúsculo dos deuses, de 1950, do cineasta Billy
Wilder, com foco na decadência, observando como este aspecto foi representado e qual função
desempenha no texto dramático e no filme. Nos dois objetos de estudo figuram personagens atrizes que,
no passado, foram famosas estrelas de cinema, mas que agora se encontram relegadas ao ostracismo por
Hollywood. Há personagens masculinas na peça e no filme que desejam, mas não conseguem alcançar
a fama na indústria cinematográfica americana e estabelecem uma relação de prostituição com as atrizes.
São figuras apresentadas como decadentes, narcisistas, materialistas e que têm finais trágicos. Também
há, além dessas, outras personagens e aspectos nas obras selecionadas que expõem facetas decadentes
da sociedade americana da época, como a representação do conservadorismo religioso em Doce pássaro
da juventude e das relações de trabalho no cinema em Crepúsculo dos deuses. Por meio das personagens
nas obras e no modo como elas se relacionam entre si e com a sociedade que as cercam, é possível
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