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Dissertação
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
A obra O morro dos ventos uivantes (1847), da romancista inglesa Emily Brontë traz como vieses filosóficos os temas da crueldade e da melancolia apresentados dentro de um cenário inóspito e composto por personagens autodestrutivas, cujos perfis psicológicos movimentam a trama. Além do tom filosóf...
Autor principal: | Iwami, Sylvia Beatriz Ramos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8431392793631052 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5675 |
Resumo: |
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A obra O morro dos ventos uivantes (1847), da romancista inglesa Emily Brontë
traz como vieses filosóficos os temas da crueldade e da melancolia apresentados dentro de
um cenário inóspito e composto por personagens autodestrutivas, cujos perfis psicológicos
movimentam a trama. Além do tom filosófico suscitado pelos temas, as características
góticas da obra foram a motivação que guiou o interesse em investigar os procedimentos
adotados na linguagem bem como as técnicas romanescas nela evidenciadas, posto que a
autora esboroa os cânones literários até então estabelecidos, por conta do elevado grau de
experimentação com a linguagem – a fala em O morro dos ventos uivantes é marcador
claro de superioridade e inferioridade – , da utilização de múltiplos narradores e ainda, de
um protagonista com chances reais de ser um filho bastardo de origem cigana que se
apaixona por uma mulher da classe média inglesa. Todos estes aspectos eram considerados
bastante inapropriados para uma pena feminina. Notadamente a obra de Brontë corrompia
os valores puritanos, e isto provocou uma reprovação da sociedade oitocentista imediata.
Este trabalho de pesquisa está ancorado nas teorias de Tzvetan Todorov sobre a narrativa
fantástica dada a natureza gótica da obra, em Clément Rosset por seus estudos literários
presentes em O princípio da crueldade, em Sol Negro: Depressão e melancolia de Julia
Kristeva e outros. |