/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
A obra O morro dos ventos uivantes (1847), da romancista inglesa Emily Brontë traz como vieses filosóficos os temas da crueldade e da melancolia apresentados dentro de um cenário inóspito e composto por personagens autodestrutivas, cujos perfis psicológicos movimentam a trama. Além do tom filosóf...
Autor principal: | Iwami, Sylvia Beatriz Ramos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8431392793631052 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5675 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-56752017-05-24T05:03:29Z Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë Iwami, Sylvia Beatriz Ramos Sá, Lileana Mourão Franco de http://lattes.cnpq.br/8431392793631052 http://lattes.cnpq.br/6820794188934308 Costa, Leonard Christy Souza Paiva, Marco Aurélio Coelho de O morro dos ventos uivantes Crueldade Melancolia Emily Bronte LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS A obra O morro dos ventos uivantes (1847), da romancista inglesa Emily Brontë traz como vieses filosóficos os temas da crueldade e da melancolia apresentados dentro de um cenário inóspito e composto por personagens autodestrutivas, cujos perfis psicológicos movimentam a trama. Além do tom filosófico suscitado pelos temas, as características góticas da obra foram a motivação que guiou o interesse em investigar os procedimentos adotados na linguagem bem como as técnicas romanescas nela evidenciadas, posto que a autora esboroa os cânones literários até então estabelecidos, por conta do elevado grau de experimentação com a linguagem – a fala em O morro dos ventos uivantes é marcador claro de superioridade e inferioridade – , da utilização de múltiplos narradores e ainda, de um protagonista com chances reais de ser um filho bastardo de origem cigana que se apaixona por uma mulher da classe média inglesa. Todos estes aspectos eram considerados bastante inapropriados para uma pena feminina. Notadamente a obra de Brontë corrompia os valores puritanos, e isto provocou uma reprovação da sociedade oitocentista imediata. Este trabalho de pesquisa está ancorado nas teorias de Tzvetan Todorov sobre a narrativa fantástica dada a natureza gótica da obra, em Clément Rosset por seus estudos literários presentes em O princípio da crueldade, em Sol Negro: Depressão e melancolia de Julia Kristeva e outros. The book Wuthering Heights (1847), by the English novelist Emily Brontë brings philosophical biases the theme of cruelty and melancholy, both of them, presented inside of a uncommon place with self-destructive characters whose psychological profile moves the plot. Besides, the philosophical tone raised the themes, the gothic nature of the book were the items that guided the interest in investigating the procedures adopted in the language and the novelistic techniques highlighted in it, since the author crumbles literary canons established, due to the high degree of experimentation with the language – the speech in Wuthering Heights is a clear marker of superiority and inferiority – the use of multiple narrators and also a protagonist with chances of being a bastard son with a gypsy origin who falls in love with a woman that belongs to the English middle class. All these aspects were quite inappropriate for a woman’s pen. Notably Brontë’s book corrupted the puritan values and it provoked a rebuke immediate from the nineteenth-century society. This research is based on the theories of Tzvetan Todorov about the fantastic narrative due to the Gothic nature of the book, in Clément Rosset by his literary studies present in The Principle of Cruelty, in Black Sun: Depression and Melancholy by Julia Kristeva and others. 2017-05-23T19:30:37Z 2016-06-15 Dissertação IWAMI, Sylvia Beatriz Ramos. Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5675 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
O morro dos ventos uivantes Crueldade Melancolia Emily Bronte LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
spellingShingle |
O morro dos ventos uivantes Crueldade Melancolia Emily Bronte LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Iwami, Sylvia Beatriz Ramos Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
topic_facet |
O morro dos ventos uivantes Crueldade Melancolia Emily Bronte LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
A obra O morro dos ventos uivantes (1847), da romancista inglesa Emily Brontë
traz como vieses filosóficos os temas da crueldade e da melancolia apresentados dentro de
um cenário inóspito e composto por personagens autodestrutivas, cujos perfis psicológicos
movimentam a trama. Além do tom filosófico suscitado pelos temas, as características
góticas da obra foram a motivação que guiou o interesse em investigar os procedimentos
adotados na linguagem bem como as técnicas romanescas nela evidenciadas, posto que a
autora esboroa os cânones literários até então estabelecidos, por conta do elevado grau de
experimentação com a linguagem – a fala em O morro dos ventos uivantes é marcador
claro de superioridade e inferioridade – , da utilização de múltiplos narradores e ainda, de
um protagonista com chances reais de ser um filho bastardo de origem cigana que se
apaixona por uma mulher da classe média inglesa. Todos estes aspectos eram considerados
bastante inapropriados para uma pena feminina. Notadamente a obra de Brontë corrompia
os valores puritanos, e isto provocou uma reprovação da sociedade oitocentista imediata.
Este trabalho de pesquisa está ancorado nas teorias de Tzvetan Todorov sobre a narrativa
fantástica dada a natureza gótica da obra, em Clément Rosset por seus estudos literários
presentes em O princípio da crueldade, em Sol Negro: Depressão e melancolia de Julia
Kristeva e outros. |
author_additional |
Sá, Lileana Mourão Franco de |
author_additionalStr |
Sá, Lileana Mourão Franco de |
format |
Dissertação |
author |
Iwami, Sylvia Beatriz Ramos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8431392793631052 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8431392793631052 |
title |
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
title_short |
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
title_full |
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
title_fullStr |
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
title_full_unstemmed |
Crueldade e melancolia em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë |
title_sort |
crueldade e melancolia em o morro dos ventos uivantes, de emily brontë |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5675 |
_version_ |
1831969500674654208 |
score |
11.753896 |