Dissertação

Modelo baseado na cadeia de Markov para estimar o comportamento futuro dos fatores potencializadores da evasão escolar

A evasão nas universidades privadas brasileiras constitui-se problema tanto para os estudantes quanto para a instituição; por um lado, representando o fim de aspirações sobre o fluxo futuro de renda; e por outro, pelo desperdício dos recursos e custos de oportunidade das vagas ociosas. Neste sentido...

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Autor principal: Silva, Karen Michella Ribeiro da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6666248055632377
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5693
Resumo:
A evasão nas universidades privadas brasileiras constitui-se problema tanto para os estudantes quanto para a instituição; por um lado, representando o fim de aspirações sobre o fluxo futuro de renda; e por outro, pelo desperdício dos recursos e custos de oportunidade das vagas ociosas. Neste sentido, este trabalho objetiva aplicar a Cadeia de Markov para estudar os fatores pedagógicos influenciadores da evasão de alunos de primeiro período, matriculados em cursos de Engenharia de uma instituição privada de ensino durante o ano de 2013. A abordagem da pesquisa realizada é quantitativa, com delineamento descritivo, onde os dados foram coletados por meio da técnica de pesquisa documental e entrevista entre os alunos. A população da pesquisa são todos os estudantes dos cursos de Engenharia de uma instituição privada e a amostra refere-se a 64 alunos evadidos no ano de 2013. De acordo com os resultados preliminarmente obtidos, foi identificado que a maior frequência de evasão acontece no primeiro semestre do curso. A principal causa de evasão é influenciada por motivos financeiros, seguido dos motivos pedagógicos. No universo analisado, curso de Engenharia Ambiental que evidenciou a maior evasão. Portanto, até o momento este estudo demonstra um panorama relevante, sendo que os cursos analisados apresentam uma evasão média de 49%, em que a média nacional aponta 22%, dados estes que se referem à educação do ensino superior. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o modelo proposto apresentou resultados com dados validados em um período de tempo, resultando assim em informações gerenciais à tomada de decisão