Dissertação

Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico

O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividad...

ver descrição completa

Autor principal: Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5712
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-57122018-08-23T15:35:41Z Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos Lira, Antonio da Fonseca de http://lattes.cnpq.br/6780437859423291 http://lattes.cnpq.br/2666579666823512 Lira, Antonio da Fonseca de http://lattes.cnpq.br/2666579666823512 Oliveira, Nilomar Vieira de Santana Filho, Antonio Ferreira Ensino aprendizagem de parábola Engenharia Didática Sequência didática Geogebra Informática na educação CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividade buscamos os conceitos de situações didáticas e contrato didático, oriundos da didática da matemática francesa, no qual compõem o quadro teórico da engenharia didática com o objetivo de fundamentarmos a elaboração da sequência de ensino. Como metodologia de pesquisa usamos os preceitos indicados pela Engenharia Didática tanto na concepção da sequência de ensino quanto aplicação da atividade em sala de aula. Fizemos uma exposição da aplicação das análises prévias; das análises a priori e concepção; das análises a posteriori e validação no âmbito do nosso trabalho com o objetivo de mostrar o como a sequência de ensino foi elaborada seguindo os passos ditados pela metodologia escolhida. Optamos por desenvolver uma sequência de ensino para o ensino do conceito de parábola baseada no uso do programa Geogebra como ferramenta auxiliar ao processo de ensino/aprendizagem. Realizamos a aplicação da sequência de ensino com uma turma de terceiro ano do ensino médio que ainda não havia estudado o assunto e verificamos que o seu uso em sala de aula mostrou-se satisfatório ao realizarmos as análises a priori e validação da experiência. The present work presents an experience of using theories on didactics in mathematics teaching. The parabola concept, taught in the third year of high school, within the content of analytical geometry, was based on a teaching sequence. For the conception of the activity we look for the concepts of didactic situations and didactic contract, coming from French’s didactics of mathematics, in which they make up the theoretical framework of didactic engineering in order to base the elaboration of the teaching sequence. As a research methodology, we use the precepts indicated by didactic engineering in both the design of the teaching sequence and the application of the activity in the classroom. We made an exposition of the application of previous analyzes; a priori analysis and conception; a posteriori analysis and validation in the scope of our work with the objective of showing how the teaching sequence was elaborated following the steps dictated by the chosen methodology. We chose to develop a teaching sequence for the teaching of the parabola concept based on the use of the Geogebra program as an auxiliary tool to the teaching / learning process. We applied the sequence of teaching with a group of third year of high school who had not yet studied the subject and found that its use in the classroom proved to be satisfactory when performing the analysis a priori and validation of the experience. 2017-06-23T13:55:33Z 2017-03-27 Dissertação CAVALCANTE, Luiz Henrique de Vasconcelos. Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
topic_facet Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividade buscamos os conceitos de situações didáticas e contrato didático, oriundos da didática da matemática francesa, no qual compõem o quadro teórico da engenharia didática com o objetivo de fundamentarmos a elaboração da sequência de ensino. Como metodologia de pesquisa usamos os preceitos indicados pela Engenharia Didática tanto na concepção da sequência de ensino quanto aplicação da atividade em sala de aula. Fizemos uma exposição da aplicação das análises prévias; das análises a priori e concepção; das análises a posteriori e validação no âmbito do nosso trabalho com o objetivo de mostrar o como a sequência de ensino foi elaborada seguindo os passos ditados pela metodologia escolhida. Optamos por desenvolver uma sequência de ensino para o ensino do conceito de parábola baseada no uso do programa Geogebra como ferramenta auxiliar ao processo de ensino/aprendizagem. Realizamos a aplicação da sequência de ensino com uma turma de terceiro ano do ensino médio que ainda não havia estudado o assunto e verificamos que o seu uso em sala de aula mostrou-se satisfatório ao realizarmos as análises a priori e validação da experiência.
author_additional Lira, Antonio da Fonseca de
author_additionalStr Lira, Antonio da Fonseca de
format Dissertação
author Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
author2 http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
author2Str http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
title Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_short Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_full Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_sort uma sequência didática para o ensino de parábola: a engenharia didática como apoio metodológico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712
_version_ 1781302214632931328
score 11.675088