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Dissertação
Visão computacional aplicada ao monitoramento de robôs móveis em cenários de robótica educacional
Uma preocupação frequente entre alunos e professores que trabalham com robótica educacional é sobre os resultados obtidos por meio de atividades práticas. Geralmente, os cenários robóticos são compostos por ambientes de tarefas que desafiam o conhecimento dos alunos, fazendo com que os mesmos pro...
Autor principal: | Rios, Marcel Leite |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6594698257579071 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5746 |
Resumo: |
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Uma preocupação frequente entre alunos e professores que trabalham com robótica
educacional é sobre os resultados obtidos por meio de atividades práticas. Geralmente, os
cenários robóticos são compostos por ambientes de tarefas que desafiam o conhecimento dos
alunos, fazendo com que os mesmos programem robôs móveis com o objetivo de solucionar
determinados problemas. Atualmente, as instituições de ensino e as competições de robótica
educacional carecem de mecanismos que possam avaliar o desempenho de robôs móveis
durante a realização dos desafios propostos. Neste trabalho, propomos o desenvolvimento de
uma solução tecnológica utilizando Visão Computacional, cuja finalidade é monitorar e
avaliar o comportamento de robôs móveis durante a realização de tarefas de Robótica
Pedagógica. O sistema desenvolvido, denominado MonitoRE - Sistema de Monitoramento
para Robótica Educacional, foi testado sobre três categorias de ambientes de robótica
pedagógica, obtendo resultados promissores. Nossa ferramenta utiliza um Método de
Localização Absoluta com descritores baseado em cor e forma para analisar os ambientes de
tarefas, mapeando a trajetória percorrida pelo robô, verificando a satisfação do mesmo nas
tarefas propostas. Os experimentos realizados indicam que o método adotado é eficaz,
alcançando resultados satisfatórios no monitoramento robótico. Além disso, foi constatado
que professores e alunos sentiram-se mais motivados, demonstrando interesse em utilizar
ambientes de tarefas monitorados, por facilitar a compreensão das dificuldades enfrentadas
pelo robô móvel na realização das atividades, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem
dos alunos. |