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Dissertação
Estudo do desempenho em testes de memória e funções executivas de crianças de escola pública
A avaliação do desempenho da memória e das funções executivas em crianças e adolescentes através de instrumentos específicos, como os testes neuropsicológicos faz-se necessária para cada faixa etária e para se identificar quando o desempenho se desvia da norma, o que possibilita construir hipótes...
Autor principal: | Affonso, Thaís Lopes Barros |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5439259286342066 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5752 |
Resumo: |
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A avaliação do desempenho da memória e das funções executivas em crianças e
adolescentes através de instrumentos específicos, como os testes neuropsicológicos faz-se
necessária para cada faixa etária e para se identificar quando o desempenho se desvia da norma,
o que possibilita construir hipóteses explicativas de algum tipo de perturbação nesta fase do
desenvolvimento humano. O presente estudo teve como objetivo desenvolver referências de
padrões normativos para o TMCP - Testes de Memória de Curto Prazo e a versão eletrônica do
WCST - Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (ambos desenvolvidos no Laboratório de
Avaliação Psicológica/UFAM), para quatro faixas etárias de crianças de escola pública da
cidade de Manaus (8, 9, 10 e 11 anos), bem como, analisar a eventual correlação entre os dois
instrumentos. O presente estudo foi aprovado no Comitê de Ética da UFAM (CAAE
54249716.1.0000.5020). Participaram deste estudo 203 crianças, residentes na cidade de
Manaus, sendo 42,4% do sexo feminino e 57,6% do sexo masculino, todos com idade entre 08
a 11 anos. Conforme esperado, e já previsto na literatura, o desempenho médio em cada faixa
uma das quatro faixas etárias foi progressivamente melhor em ambos os testes. Sendo possível
estabelecer padrões normativos para a versão eletrônica do WCST e do TMCP para este
público. Observou-se, comparando-se o desempenho da amostra local com uma amostra
nacional do WCST, que o desempenho local foi inferior ao nacional neste teste. O estudo de
correlação de Pearson entre o TMCP e o WCST não demonstrou existir correlação significativa
entre eles na maioria dos indicadores avaliativos dos dois testes, nas quatro faixas etárias. Ou
seja, no presente estudo não foram encontradas correlações entre memória de curto prazo e
funções executivas. O presente estudo apresenta-se com grande relevância social, pois
disponibiliza para futuras investigações, padrões normativos dos desempenhos de crianças de
escola pública nestes dois importantes instrumentos, sendo possível efetuar avaliações futuras
de outras crianças com sintomas ou suspeitas de prejuízos cognitivos. |