/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório
Considerando a educação um serviço e a orientação como um processo, é possível afirmar que a seqüência das atividades desenvolvidas nem sempre é visível, pois compreende um conjunto de ações envolvendo técnicas, métodos, instrumentos e pessoas com o objetivo de gerar significados e conhecimentos par...
Autor principal: | Campos, Maria de Nazaré de Souza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9423258092357445 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5793 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5793 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-57932017-08-23T05:04:27Z Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório Campos, Maria de Nazaré de Souza Oliveira, Fabiana Lucena http://lattes.cnpq.br/9423258092357445 http://lattes.cnpq.br/5807021859719431 Aperfeiçoamento de Processos Atividade Orientadora de Ensino Diagnóstico Organizacional ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Considerando a educação um serviço e a orientação como um processo, é possível afirmar que a seqüência das atividades desenvolvidas nem sempre é visível, pois compreende um conjunto de ações envolvendo técnicas, métodos, instrumentos e pessoas com o objetivo de gerar significados e conhecimentos para aqueles que os executam. A orientação faz parte da vida acadêmica O processo de orientação de alunos para a elaboração de diagnóstico organizacional, busca associar conhecimentos teóricos com aplicação em situações reais para que dessa forma, possam compreender diagnosticar problemas, analisar e sugerir melhorias para os problemas administrativos encontrados nas empresas pesquisadas. O objetivo dessa pesquisa foi estabelecer ações para aperfeiçoar o processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional, a partir da compreensão das atividades e tarefas executadas, identificação de fragilidades, aplicação de possíveis melhorias, controles e indicadores que possibilite medir o desempenho e avaliação nos resultados do processo na percepção dos alunos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com estudo de caso único e quantitativa por utilizar emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta quanto no tratamento dos dados. A população pesquisada foi composta por alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior Privado, matriculados na disciplina Diagnóstico Organizacional no segundo semestre de dois mil e dezesseis. A amostra utilizada foi não probabilística por conveniência. Para a pesquisa qualitativa foi utilizado informações de fontes documentais, planilhas de controle da disciplina e registros do processo e para a pesquisa quantitativa, foram aplicados dois questionários, o primeiro no inicio da pesquisa para investigar a reação dos alunos sobre as atividades e tarefas desenvolvidas para a elaboração do diagnóstico, o segundo foi aplicado no final do semestre. A partir da identificação de fragilidades no processo, foi implantado ações de melhorias, controles e indicadores personalizados para avaliar o processo na percepção dos alunos. No que se refere aos resultados alcançados na pesquisa com os alunos, detectou-se a capacidade administrativa de organização para o alcance de metas com o máximo de resultados e o mínimo de recursos, energia empregada, tempo utilizado e o ritmo empregado para realização das atividades e tarefas e também, a agregação de valor para a formação do aluno. O grau de concordância obteve percentual acima de 80% com as ações de melhorias implantadas no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional. Considering education a service and guidance as a process, it is possible to affirm that the sequence of activities developed is not always visible, since it comprises a set of actions involving techniques, methods, instruments and people with the purpose of generating meanings and knowledge for those who execute them. Orientation is part of the academic life the process of student orientation for the elaboration of organizational diagnosis seeks to associate theoretical knowledge with application in real situations so that, in this way, they can understand to diagnose problems, analyze and suggest improvements to the administrative problems found in companies researched. The purpose of this research was to establish actions to improve the orientation process for the elaboration of an organizational diagnosis, based on the understanding of the activities and tasks performed identification of weaknesses, application of possible improvements, controls and indicators that allows to measure performance and evaluation in the results of the process in the students perception. The methodology used was of a qualitative nature, with a single and quantitative case study for using statistical instruments, both in the collection and in the data treatment. The population studied was composed of students of the administration course of a Private Higher Education Institution, enrolled in the Organizational Diagnostic discipline in the second semester of two thousand and sixteen. The sample used was non-probabilistic for convenience. For the qualitative research, we used information from documentary sources, discipline control worksheets and process records, and for quantitative research, two questionnaires were applied, the first at the beginning of the research to investigate students' reactions to the activities and tasks developed for diagnosis, the second was applied at the end of the semester. From the identification of weaknesses in the process, actions of improvements, controls and personalized indicators were implemented to evaluate the process in the students' perception. With regard to the results achieved in the research with the students, the administrative capacity of organization was detected to achieve goals with maximum results and the minimum resources, energy used, time used and the rhythm used to carry out the activities And tasks and also, the aggregation of value for the formation of the student. The degree of agreement obtained percentage above 80% with the actions of improvements implanted in the process of orientation for elaboration of organizational diagnosis. 2017-08-22T14:45:48Z 2017-02-22 Dissertação CAMPOS, Maria de Nazaré de Souza. Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5793 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Aperfeiçoamento de Processos Atividade Orientadora de Ensino Diagnóstico Organizacional ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Aperfeiçoamento de Processos Atividade Orientadora de Ensino Diagnóstico Organizacional ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Campos, Maria de Nazaré de Souza Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
topic_facet |
Aperfeiçoamento de Processos Atividade Orientadora de Ensino Diagnóstico Organizacional ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
Considerando a educação um serviço e a orientação como um processo, é possível afirmar que a seqüência das atividades desenvolvidas nem sempre é visível, pois compreende um conjunto de ações envolvendo técnicas, métodos, instrumentos e pessoas com o objetivo de gerar significados e conhecimentos para aqueles que os executam. A orientação faz parte da vida acadêmica O processo de orientação de alunos para a elaboração de diagnóstico organizacional, busca associar conhecimentos teóricos com aplicação em situações reais para que dessa forma, possam compreender diagnosticar problemas, analisar e sugerir melhorias para os problemas administrativos encontrados nas empresas pesquisadas. O objetivo dessa pesquisa foi estabelecer ações para aperfeiçoar o processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional, a partir da compreensão das atividades e tarefas executadas, identificação de fragilidades, aplicação de possíveis melhorias, controles e indicadores que possibilite medir o desempenho e avaliação nos resultados do processo na percepção dos alunos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com estudo de caso único e quantitativa por utilizar emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta quanto no tratamento dos dados. A população pesquisada foi composta por alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior Privado, matriculados na disciplina Diagnóstico Organizacional no segundo semestre de dois mil e dezesseis. A amostra utilizada foi não probabilística por conveniência. Para a pesquisa qualitativa foi utilizado informações de fontes documentais, planilhas de controle da disciplina e registros do processo e para a pesquisa quantitativa, foram aplicados dois questionários, o primeiro no inicio da pesquisa para investigar a reação dos alunos sobre as atividades e tarefas desenvolvidas para a elaboração do diagnóstico, o segundo foi aplicado no final do semestre. A partir da identificação de fragilidades no processo, foi implantado ações de melhorias, controles e indicadores personalizados para avaliar o processo na percepção dos alunos. No que se refere aos resultados alcançados na pesquisa com os alunos, detectou-se a capacidade administrativa de organização para o alcance de metas com o máximo de resultados e o mínimo de recursos, energia empregada, tempo utilizado e o ritmo empregado para realização das atividades e tarefas e também, a agregação de valor para a formação do aluno. O grau de concordância obteve percentual acima de 80% com as ações de melhorias implantadas no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional. |
author_additional |
Oliveira, Fabiana Lucena |
author_additionalStr |
Oliveira, Fabiana Lucena |
format |
Dissertação |
author |
Campos, Maria de Nazaré de Souza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9423258092357445 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9423258092357445 |
title |
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
title_short |
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
title_full |
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
title_fullStr |
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
title_full_unstemmed |
Ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
title_sort |
ações de aperfeiçoamento no processo de orientação para elaboração de diagnóstico organizacional: um estudo de caso exploratório |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5793 |
_version_ |
1831969519423193088 |
score |
11.753905 |